Vírus similares a Covid-19 são detectado em morcegos no Camboja e no Japão

Descobertas foram anunciadas em artigo cientifico publicado nessa semana

[Vírus similares a Covid-19 são detectado em morcegos no Camboja e no Japão]

FOTO: Reprodução/Olhar Digital

Um vírus relacionado ao SARS-CoV-2, responsável pela pandemia da Covid-19, foi encontrado por pesquisadores em morcegos congelados para pesquisa no Camboja, segundo um artigo publicado no periódico científico Nature na última segunda-feira (23). O artigo também se refere à descoberta de um outro vírus similar no Japão.  

Os vírus são os primeiros "parentes" conhecidos da Covid-19 a serem encontrados fora da China. Evidências sugerem que o vírus responsável pela pandemia se originou em morcegos-de-ferradura que transmitiram o vírus diretamente ao homem. Também cogita-se a existência de um hospedeiro intermediário, porém isso ainda permanece um ministério, ressalta o artigo. 

O vírus foi detectado em dois morcegos-de-ferradura (Rhinolophus shameli) capturados no norte do país em 2010. O artigo afirma que o genoma do vírus não foi totalmente sequenciado ainda, o que não permite avaliar se teve algum papel na pandemia. Os pesquisadores acreditam que se esse vírus estiver mesmo relacionado com o coronavírus ou se tratar de um ancestral do vírus, poderá fornecer informações cruciais que podem ajudar na descoberta precisa da origem da pandemia. 

Caso a relação seja mais remota, a descoberta ainda será útil para entender a diversidade da família dos coronavírus. Foi o caso do vírus Rc-o319, identificado em um morcego japonês (Rhinolophus cornutus) capturado em 2013. De acordo com o artigo, esse vírus compartilha 81% de seu genoma com o coronavírus, sendo considerado um parente distante. Até o momento, o parente mais próximo conhecido é o RaTG13, descoberto na província chinesa de Yunnan em 2013.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!