Visando a conquista do 50º título baiano, Bahia busca vaga na final diante do Bahia de Feira
Por ter vencido primeiro jogo, Tricolor tem a vantagem do empate nesta quarta (12)

Foto: Guilherme Kahuna / Divulgação EC Bahia
O Bahia está muito perto de chegar a disputa do 50º título baiano de sua história. Nesta quarta-feira (12), às 21h30, o Tricolor da capital encara o xará Bahia de Feira, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, pela partida de volta das semifinais do Campeonato Baiano. Como venceu na ida em Pituaçu por 1 a 0, o Esquadrão tem a vantagem do empate para chegar a decisão.
Conforme previsto no regulamento do Baianão, não existe vantagem de gol marcado fora de casa. Com isso, por mais que perca por 2 a 1, o Bahia não avançará sem antes passar pela disputa de pênaltis. O Tremendão terá que bater os comandados de Cláudio Prates por dois gols de diferença para voltar a uma decisão de Baiano depois de dez anos. Em caso de triunfo por 1 a 0 do time de Feira, a vaga também será decidida em penalidades.
Bahia quer repetir tetra da década de 80
Maior vencedor da competição, com 49 canecos levantados, o Bahia quer alcançar o tetracampeonato, e para isso, se inspira em um momento marcante na história. Entre 1981 e 1984, o Tricolor conquistou na sequência quatro títulos estaduais. Mais emblemático ainda seria conquistar o tetra do Baiano no mesmo ano que conquistou o tetra do Nordestão.
Escalação
Para o confronto, o técnico Cláudio Prates pode ter o retorno do zagueiro Ignácio para a partida desta quarta-feira. O defensor esteve presente no grupo que viajou para Fortaleza, onde disputou a final da Copa do Nordeste, mas já retornou a Salvador e se reuniu com o grupo.
Substituto de Nino Paraíba nas últimas partidas na equipe principal, o lateral Renan Guedes volta a ser relacionado para o time de aspirantes.
O provável Bahia que deve ir à campo na partida de logo mais deve ser o seguinte:
Júnior; Borel, Gustavo Henrique, Everson e Felipinho; Raniele, Bruno Camilo e Pablo; Daniel Penha, Ronaldo e Marcelo.
Se por um lado o Bahia busca o tetracampeonato, o Bahia de Feira vai tentar alcançar o segundo título da sua história. O time foi campeão baiano em 2011 ao bater o Vitória, e também chegou a decisão diante do próprio Esquadrão, em 2019, mas foi derrotado na final.
Quem avançar para a final encara o vencedor da partida entre Atlético de Alagoinhas e Juazeirense. Após bater o Cancão de Fogo por 2 a 1 em Alagoinhas, o Carcará tem a vantagem do empate no jogo da volta, que acontece nesta quarta (12), às 19h30, no Adauto Moraes, em Juazeiro.


