• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Vitória da Conquista: seis homens são presos em flagrante por furto de água

Vitória da Conquista: seis homens são presos em flagrante por furto de água

As prisões foram realizadas no âmbito da Operação Hydor que contou com ação conjunto da Polícia Civil e Embasa.

Por Da Redação
Às

Atualizado
Vitória da Conquista: seis homens são presos em flagrante por furto de água

Foto: Divulgação / Ascom-PCBA

Seis homens foram presos em flagrante por furto qualificado de água, nesta sexta-feira (17) durante a Operação Hydor, em Vitória da Conquista. As prisões ocorreram em uma chácara, onde foram identificadas ligações clandestinas de grande porte.

Segundo a Polícia Civil da Bahia, as investigações apontaram que milhares de metros cúbicos de água tratada vinham sendo desviados ilegalmente para irrigação e outros usos, prejudicando o abastecimento regular da população.

Um estudo da Embasa apontou que após a ampliação do sistema de abastecimento em 2022, o volume ofertado à região passou de 1 milhão para 4 milhões de litros por dia. No entanto, o sistema de monitoramento detectou perdas de até 60% do volume distribuído, o equivalente a seis litros desviados a cada dez fornecidos.

As irregularidades acabaram sendo constatadas em cerca de 50 imóveis da área, que estão sendo monitorados.

O delegado Odilson Pereira, titular da DRFR, esclareceu que o furto de água é tipificado como crime contra o patrimônio, previsto no Código Penal, com pena de um a quatro anos de reclusão e multa. Ele ainda pontuou os riscos deste tipo de ação e informou que as investigações continuaram.

“Além dos prejuízos físicos e financeiros, o ato criminoso representa um risco de contaminação devido à manipulação indevida das tubulações da rede distribuidora. A prática também compromete o abastecimento de quem paga regularmente pelo serviço, já que o volume planejado pela concessionária é destinado apenas a imóveis cadastrados e com consumo medido. As investigações continuam para identificar outros responsáveis pelas ligações irregulares”, destacou.

A operação foi uma ação conjunta entre a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista e técnicos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário