Vitória joga bem na segunda etapa e arranca empate com Chapecoense fora de casa

Rubro-Negro cria boas chances de sair com triunfo de Santa Catarina, mas esbarra no goleiro do time da casa

[Vitória joga bem na segunda etapa e arranca empate com Chapecoense fora de casa ]

FOTO: Reprodução

O Vitória empatou com a Chapecoense por 1 a 1, em confronto disputado neste sábado (17), na Arena Condá, em Santa Catarina, válido pela 16º rodada da Série B. O resultado faz com que Rubro-Negro se mantenha na 13ª colocação, estacionado nos 19 pontos, com o G-4 ainda distante. Já o Verdão segue na segunda colocação, com 30 pontos somados.

O confronto durante a primeira etapa foi de certa forma equilibrado. Apesar de ser um time com mais repertório de jogadas, a Chapecoense não conseguiu impor o que de melhor tinha na equipe diante do Vitória, que fazia uma partida mediana, ainda bem dependente de jogadas aéreas ou em bola parada.

A Chapecoense foi premiada logo cedo no jogo. Aos 23 minutos, Anselmo Ramon recuperou a bola após um erro de passe do Vitória e, lançou Paulinho Moccelin em velocidade pelo lado esquerdo, que avançou em velocidade, e apesar da pressão da zaga do time baiano, conseguiu finalizar rasteiro para vencer o goleiro Ronaldo e por o Verdão em vantagem.

Pouco tempo depois, aos 25 minutos, Anselmo Ramon resolveu deixar o posto de garçom ao dar assistencia e tentou ser protagonista. Após jogada trabalhada da entrada da área, Felipe Garcia fez o pivô para o camisa nove acertar um chutaço de fora da área, e ver a bola passar tirando tinta da trave de Ronaldo. Quase um golaço da Chape, que o Vitória escapou por pouco.

Aparentemente, os ataques da Chapecoense fizeram com que o Vitória acordasse para o jogo, organizasse e distribuísse melhor a equipe no meio campo, impedindo novas chances perigosas dos donos da casa. Mas, apesar de ter equilibrado as ações, o Rubro-Negro só foi ter uma oportunidade clara de gol quase no fim da etapa inicial.

Aos 45 minutos, Leandro Silva recebeu passe pelo lado direito, avançou em velocidade e cruzou na área para Alisson Farias. O camisa 10 do Leão testou bonito para o gol, e exigiu uma bela defesa de João Ricaldo, que evitou o empate do Rubro-Negro no apagar de luzes da primeira etapa.

No começo da segunda etapa, o Vitória voltou com uma postura diferente do começo do jogo. Com mais posse de bola, ocupando com mais intensidade o campo de ataque, visando buscar o empate no jogo. Porém, apesar da superioridade nos minutos iniciais, foi a Chapecoense que teve oportunidade de marcar mais um gol.

Aos oito minutos, William Oliveira tentou o lançamento para Paulinho Moccelin, Leandro Silva tentou dominar, mas a bola escapou e sobrou para o atacante finalizar cruzado de forma perigosa, mas a bola passou pela linha de fundo. Outra boa oportunidade desperdiçada pela Chape.

O Vitória estava melhor na partida apesar da Chape ter criado a chance de ampliar. Aos 15 minutos, o Leão conseguiu a oportunidade de igualar o marcador em pênalti marcado em cima de Juninho Quixadá após jogada individual. O jogador foi tocado na área por Felipe Garcia e o árbitro assinalou a marcação da penalidade. Carleto foi para a cobrança e só deslocou o goleiro João Ricardo para empatar.

Após uma certa monotonia das duas equipes após o gol do Vitória, o jogo voltou a ganhar emoção na parte final do jogo.

O Vitória teve uma grande oportunidade para virar o marcador aos 33 minutos, quando após pressionar a saída de bola da Chapecoense, o Rubro-Negro recuperou a bola, tocou dentro da área para Léo Ceará, que driblou o goleiro e quase sem ângulo finalizou, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.

A Chapecoense respondeu no segmento do lance. Luiz Otávio fez o lançamento para o campo de ataque, João Victor tentou afastar, porém, a bola sobrou para Lucas Tocantins, com espaço, o jogador finalizou cruzado, e a bola passou muito perto do gol de Ronaldo, saindo à esquerda do gol.

O confronto era mesmo lá e cá. Aos 36 minutos, Carleto teve a chance de por o Leão à frente do placar em cobrança de falta da entrada da área, mas o goleiro João Ricardo espalmou, e no rebote, após nova finalização, o arqueiro encaixou a bola.

O gol do Leão parecia maduro. Aos 40 minutos, Juninho Quixadá cruzou na área e Léo Ceará cabeceou para o chão, mas a bola passou tirando tinta da trave da Chape.

Apesar de ter pressionado e com boas chances de virada, o Vitória não conseguiu alcançar os três pontos, mas de toda forma, o empate foi um resultado satisfatório diante de uma equipe que tem a melhor defesa do campeonato e está na segunda colocação. Pontinho importante.

Análise do Vitória na partida

Que o Vitória é um time sem repertório de jogadas não deve ser novidade para quem assiste as partidas da equipe, mas não fazer de nada para mudar esse aspecto é algo decepcionante. A equipe tem mais posse de bola, até domina o jogo em certos momentos, mas peca em quesitos como criação de jogadas, o que ocasiona em uma dependência alta de bola parada, desatenção em troca de passes em setores perigosos do campo em que um simples erro pode ser decisivo para o resultado da partida.

Apesar das já evidentes limitações, o Vitória teve uma pequena evolução na intensidade de jogo, principalmente quando está perdendo. Hoje o time não aparenta se acomodar com o resultado adverso, vai pra cima, se fecha bem no campo de defesa e pressiona mais a saída de bola do adversário. São pontos que têm feito o time ter, ainda que de forma gradativa, uma melhora no modelo de jogo.

A postura que o Rubro-Negro adotou na segunda etapa indica que o time pode sim apresentar um futebol melhor do que tem ocorrido nas últimas partidas, ainda mais contra um adversário do porte da Chapecoense, que ainda não perdeu em casa e, se não fosse as boas chances desperdiçadas pelo Leão, poderia até ter saído derrota. Se mantiver o ritmo, será natural que os triunfos voltem para Toca do Leão.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!