Vitória leva sufoco mas vence Sampaio Corrêa na estreia da Série B

Rubro-Negro joga bem primeira etapa, cai de produção na segunda, mas soma primeiros três pontos na competição

[Vitória leva sufoco mas vence Sampaio Corrêa na estreia da Série B]

FOTO: Pietro Carpi/ECV

O Vitória estreou na Série B com pé direito. O Rubro-Negro venceu o Sampaio Corrêa por 1 a 0, no confronto disputado na noite deste sábado (8), no Barradão, válido pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com resultado, Leão ocupa provisoriamente a quarta colocação com três pontos.

O Leão já começou dando as ações do duelo logo no primeiro minuto de partida, com Caicedo finalizando cruzado, mas sem grande dificuldade para o goleiro Gustavo.

Pouco tempo depois, Vico perdeu uma chance inacreditável aos três minutos, quando após cobrança de falta de Carleto, a bola desviou na zaga do Sampaio, e sobrou livre para o atacante chutar por cima do gol maranhense.

Melhor em campo, com mais posse de bola e presença constante no ataque, não demorou para que o Leão abrisse o placar.

Aos 17 minutos, após lançamento para dentro da área, Caicedo surgiu por trás da defesa, mas na hora de dominar, Paulo Sérgio o tocou por trás e cometeu o pênalti. Carleto foi para cobrança, bola para o lado e goleiro para o outro, fazendo o primeiro gol do Rubro-Negro na competição.

O Rubro-Negro não chegou a ter muitas oportunidades claras de gol, algumas foram facilmente defendidas pelo goleiro, mas a organização da equipe foi nítida, coletivamente jogou bem, e quase não sofreu qualquer chance perigosa de ataque, muito em decorrência da solidez defensiva.

O Sampaio Corrêa, que foi inofensivo durante praticamente todo duelo, quase empatou o jogo em um dos únicos ataques bem sucedido na etapa inicial, e quase foi um golaço.

Aos 39 minutos, Diego Tavares arriscou um belo chute de fora da área pela direita, dentro da área, e Ronaldo teve que se esticar todo para jogar a bola pela linha de fundo e salvar o Vitória do empate.

Os maranhenses tiveram nova boa oportunidade aos 42, quando Gabriel Furtado saiu jogando errado e Diego Tavares roubou a bola, jogou na área para Jackson, que girou e chutou fraco para fácil defesa de Ronaldo. Foi o último lance de perigo antes do intervalo.

Na volta para segunda etapa, o Sampaio Corrêa tratou de correr atrás do prejuízo da etapa inicial. Logo aos seis minutos, André Luiz arriscou de fora da área, a bola desviou na defesa e passou tirando tinta da trave do goleiro Ronaldo. Ia ser um golaço.

Foi possível notar que o reinício do confronto trouxe um Vitória mais defensivo e com mais dificuldade para avançar do meio campo para o ataque. Houve ocasiões que o Sampaio iniciou um pequena pressão no campo de ataque, mas nada muito vistoso.

Apesar de não fazer uma boa segunda etapa, o Leão teve a oportunidade de ampliar o marcador aos 18 minutos, após cruzamento na área, Caicedo subiu entre os defensores e testou firme para o chão, mas o goleiro Gustavo não teve trabalho para defender.

Os maranhenses cresceram na partida diante da inofensividade do Vitória no jogo. Aos 26 minutos, André Luiz arriscou chute rasteiro de fora da área, e forçou o goleiro Ronaldo a se esticar bastante para salvar o Leão mais uma vez. 

O gol parecia maduro para o Sampaio. Aos 31, Caio Dantas teve nova chance em chute dentro da área, que exigiu boa defesa de Ronaldo.

Apesar de pressionar durante toda a segunda etapa, Sampaio não conseguiu igualar o confronto. O Vitória que passou a segunda etapa mais focado em defender do que atacar, somou os primeiros três pontos na competição.

Análise do Vitória na partida

Foi uma estreia até razoável do Vitória na Série B. A equipe começou o confronto com uma postura bem ofensiva, organizado, mais posse de bola e conseguiu ter controle da partida na primeira etapa, porém, ao longo do duelo, caiu de produção e permitiu que o Sampaio ganhasse confiança no jogo. A defesa do Leão bateu cabeça e teve uma atuação ruim, se não fosse as finalizações erradas do time maranhense ou as boas defesas do goleiro Ronaldo, é provável que a derrota tivesse vindo. No ataque, o time subiu pouco, apesar de levar perigo quando foi.

Pelo longo período de inatividade em uma partida profissional, foi uma atuação aceitável, contudo, precisa melhorar. A Série B é uma competição longa, e caso o Leão queira continuar com sonho do acesso, não pode se dar o trabalho de abdicar de jogar em uma etapa e jogar bem em outra. É necessário ter um equilíbrio. A conferir como será ao longo das próximas rodadas.


Comentários