Vitória perde para o Confiança e segue sem vencer fora pela Série B
Rubro-Negro perde invencibilidade na competição e deixa de entrar no G-4

Foto: Osmar Rios
O Vitória segue sem vencer fora de casa na Série B. Na noite desta terça-feira (1), o Rubro-Negro foi derrotado por 1 a 0 para o Confiança, no estádio Batistão, em Aracaju, em confronto válido pela sétima rodada da Segundona. Com resultado, Leão perde a invencibilidade e chance de entrar no G-4, além de seguir na oitava colocação ,com 10 pontos. Enquanto o time sergipano deixa a zona de rebaixamento e, agora é 13º colocado, com seis pontos somados.
A primeira etapa foi bem morna e de pouca qualidade técnica dos dos times. O Confiança por jogar em casa se sentiu mais a vontade, e diante de um Vitória apático, conseguiu criar boas oportunidades de ir para o intervalo com triunfo parcial.
Apesar da iminente falta de produtividade ao longo do duelo, o Vitória foi quem teve a melhor chance nos minutos iniciais. Aos três minutos, Thiago Carleto cobrou escanteio e após desvio de Eron, o goleiro Jean fez uma bela defesa e dar rebote nos pés de Léo Ceará, que encheu o pé mas a bola bateu na marcação.
No segmento do lance, o Confiança armou o contra-ataque e após cruzamento de Silva na área, Bruno Paraíba, livre marcação, após erro de posicionamento de Wallace, cabeceou por cima do gol, dando um leve susto no goleiro Ronaldo.
A nova boa oportunidade dos sergipanos de conseguir abrir o placar demorou um pouco. Aos 20 minutos, após uma confusão de fora da área, André Moritz dominou e soltou um chuto forte, rasteiro para gol, exigindo que Ronaldo se esticasse todo para jogar para escanteio.
Apesar de um confronto corrido e até movimento, nenhuma das duas equipes conseguiu mexer no placar até a ida para o intervalo.
Na volta para segunda etapa, o confronto já começou bem animado. Os donos da casa tiveram boa oportunidade aos dois minutos, quando após cruzamento de Silva para dentro da área, Bruno Paraíba furou e não conseguiu finalizar, Wallace foi recuar de peito para Ronaldo e quase fez gol contra.
Pouco tempo depois, aos três minutos, foi a vez do Vitória responder, quando Rodrigo Andrade soltou uma bomba de fora da área e quase marcou um golaço, mas a bola subiu por cima do gold o Confiança.
A partida estava até de certo ponto favorável para o Vitória. Mesmo com dificuldades para fazer as transições para o ataque, diante da pouca velocidade e tomada de decisões erradas dos jogadores, somado ao fato da qualidade do gramado estar ruim, o time estava conseguindo manter equilíbrio no jogo, mas poderia ter tido uma vantagem numérica se aos 15 minutos, André Mortiz tivesse sido expulso após entrada dura em Guilherme Rend. Equivocadamente, o árbitro só deu cartão amarelo.
O Confiança teve a melhor oportunidade durante todo confronto aos 21 minutos, quando Ari Moura deu passe primoroso para Bruno Paraíba cara cara com Ronaldo chutar em cima do goleiro Rubro-Negro, desperdiçando a chance de finalmente tirar o zero do placar.
Já com as melhores chances em todo jogo, o Confiança abriu o placar logo com um artilheiro, que passou longo tempo longe dos gramados. Aos 29 minutos, Leandro Kivel recebeu passe da entrada da área e acertou um chutaço no ângulo do goleiro Ronaldo, um golaço abrir o placar em Sergipe.
O gol aparentemente acordou o Vitória para tentar reagir na busca pelo empate.Aos 37 minutos, Léo Ceará aproveitou a falha da zaga do time sergipano e soltou uma bomba para o gol, forçando o goleiro Jean a espalmar para evitar o empate.
Aos 41 minutos, Carleto teve outra boa chance para os visitantes na tradicional bola parada. Em cobrança de falta, o lateral arriscou de longe e a bola passou com muito perigo pelo gol de Jean.
Mesmo com o Vitória chegando a esboçar uma pressão para cima do Confiança, o resultado não foi novamente alterado. Com isso, o Leão perdeu a primeira na Série B, e segue sem vencer uma partida longe de casa.
Análise do Vitória na partida
Apático, lento e esporadicamente ofensivo. Esse foi o resumo do Vitória na partida desta noite. O time até se propôs a tentar avançar ao ataque perigosamente, mas a lentidão na hora de iniciar os contra-ataques, o pouco apoio dos laterais na hora dos avanços e a falta de participação efetiva do meio campo fizeram o Rubro-Negro se tornar um visitante inofensivo para o Confiança.
O gramado, claro, foi um fator importante que contribuiu para queda da qualidade do confronto, porém, não deve ser usado como fator para o desempenho fraco. Em uma competição como a Série B, muitos gramados castigados receberão partidas, as reclamações não podem se tornar frequentes.
Toda partida mal jogada tem as devidas punições. Anteriormente, o Leão jogava mal, mas conseguia sair com resultado positivo ou até aceitável, mas o revés desta noite prova que isso nem sempre acontecerá. Além do que, o Vitória costuma ter esse histórico de só reagir em busca do resultado após sofrer um gol. Foi desta forma contra a Ponte Preta e CRB, para azar do Rubro-Negro, não foi assim contra o Confiança.