Vitória vira sobre o Atlético de Alagoinhas e alcança a liderança provisória do Baianão

Rubro-Negro vence a primeira partida da temporada 2021

[Vitória vira sobre o Atlético de Alagoinhas e alcança a liderança provisória do Baianão]

FOTO: Pietro Carpi / EC Vitória

O Vitória venceu a primeira partida da temporada 2021. O Rubro-Negro virou sobre o Atlético de Alagoinhas e venceu por 2 a 1, no estádio Carneirão, em Alagoinhas, pela 3ª rodada do Campeonato Baiano. Com resultado, Leão sobe provisoriamente para liderança da competição, com 4 pontos somados.

Foi uma primeira etapa equilibrada em Alagoinhas. O Vitória começou a partida propondo o jogo, fazendo com velocidade as transições ao ataque, mas tinha uma recomposição defensiva um tanto desorganizada, o que possibilitou que o Atlético apresentasse o jogo de sair em contra-ataque, tanto que o time do interior utilizou frequentemente as laterais, setor mais frágil do Leão na partida, local, inclusive, que foi responsável direto para que o time sofresse o gol do jogo.

David teve a primeira boa chance do jogo aos quatro minutos. Com espaço de fora da área, o jogador bateu colocado para o gol, a bola quicou no gramado e dificultou a defesa do goleiro Fábio Lima, que espalmou para escanteio.

Apesar de ter a primeira boa chance do jogo, não foi o Vitória quem abriu o placar, mas sim o Atlético. Aos nove minutos, após avanço pelo lado esquerdo, Makeka cruzou na medida, da entrada da área para Miller, que completamente livre de marcação, bateu de primeira, e marcou um belo gol. Yuri chegou a tocar na bola, mas não evitou a bola na rede.

O Vitória sentiu o gol, e pouco produziu na partida. O time até avançava com frequência ao campo de ataque, mas sem construir grandes oportunidades de gol. Com resultado embaixo do braço, o Atlético trocava passes com mais calma, apesar de sofrer muita pressão de marcação do Leão desde o campo de defesa. O time de Alagoinhas administrou bem a vantagem até o intervalo.

O Leão teve boa chance de empatar o jogo já no começo da segunda etapa. Aos sete minutos, Vico finalizou de fora da área, o goleiro espalmou para o lado, e a bola sobrou nos pés de Samuel, que bateu no cantinho, mas o goleiro Fábio Lima foi rápido e conseguiu se esticar para defender.

Aos 16 minutos, o Leão teve outra boa oportunidade. David saiu cara cara com Fábio Lima, bateu no canto, mas o goleiro conseguiu espalmar para o meio da área.

Ambos os times mantiveram praticamente a mesma postura da primeira etapa. O Vitória seguia bem atuante no campo de ataque, criou mais oportunidades ao longo do jogo, mas não conseguia ter sucesso nos arremates para o gol, além de sofrer bastante com a marcação do Atlético. O time de Alagoinhas também teve bastante dificuldade para conseguir engatar um contra-ataque, diante da forte marcação do Rubro-Negro desde o campo de defesa. Os poucos espaços que surgiam eram pelas laterais, algo não aproveitado da melhor forma pelos donos da casa.

Melhor na segunda etapa e pressionando no jogo, o Leão conseguiu igualar o marcador aos 23 minutos. Após receber lançamento para área, Hitalo, em jogado individual, deixou o zagueiro pra trás, driblou o goleiro e apenas empurrou a bola para o gol vazio.

O Rubro-Negro teve boa oportunidade de virar o placar aos 30 minutos. Após erro de passe do Atlético no campo de defesa, a bola sobrou para Soares, que finalizou de fora da área, e obrigou o goleiro Fábio Lima a voar no cantinho para defender.

Pressionando ao longo de toda segunda etapa, o Vitória conseguiu virar o marcador aos 34 minutos. Após saída errada de Fábio Lima, que se chocou com o zagueiro, a bola sobrou para Soares, que com gol vazio, apenas empurrou a bola para as redes.

O gol mudou a tônica do jogo. O Vitória passou a ter mais tranquilidade no jogo, enquanto o Atlético se desdobrava para conseguir o empate. Porém, o time mal conseguia passar da linha do meio campo, diante da forte marcação Rubro-Negra. Sem ser ameaçado, o Leão conseguiu segurar o resultado até o fim do jogo.

Análise do Vitória na partida

Esteve longe de ser uma partida brilhante do Vitória, mas o resultado foi merecido. O time jogou mais ao longo dos 90 minutos, buscou o resultado desde o começo do jogo, e não se abateu após sair atrás do placar. Rodrigo Chagas teve papel importante na virada, por notar as deficiências do time no intervalo, e realizar modificações que mudaram a forma do time atuar.

Defensivamente o Vitória segue uma equipe bastante vulnerável. A lateral hoje foi o caminho ideal que o Atlético encontrou para ter oportunidades de chegar com perigo ao ataque, mesmo que de forma tímida. Este é um problema que precisa ser ajustado rapidamente, antes que o time pegue uma equipe que saiba aproveitar melhor essa deficiência, a exemplo do Unirb.

Para um começo de temporada, o saldo é positivo. O time ainda tem muito a evoluir, e os talentos da base têm tido boas atuações nas partidas, o que tem sido essencial para o desempenho em campo. Naturalmente alguns ainda demonstram inexperiência, o que é normal e passível de evolução. Cabe a Rodrigo Chagas saber utilizá-los da melhor maneira.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!