Você conhece a história da saia midi?

[Você conhece a história da saia midi?  ]

FOTO: Divulgação

Você pode até duvidar, mas na moda, nada é por acaso! O surgimento de um conceito, de um estilo, de uma modelagem nova ou até mesmo de uma cor que será tendência na estação, tudo isso sempre vem acompanhado de muita pesquisa e análise dos nossos comportamentos, e também de um contexto histórico que movimenta os acontecimentos, né? 

É daí que surgem grandes clássicos, que depois de décadas, fazem tanta parte do dia-a-dia e imaginário popular, que nem sequer nos perguntamos de onde surgiu. Parece que sempre foi assim. É o caso da saia midi. Pode parecer estranho pensar, mas nem sempre esse tipo de saia fez parte do armário das mulheres. Ao longo da história, ela já fez pulou do universo masculino ao feminino diversas vezes, até que se fixasse como um artigo feminino, ao menos na cultura ocidental. 

O modelo de saia midi, caracterizado pelo comprimento localizado entre o joelho e o calcanhar, que traz um ar retrô e versátil, não surgiu por uma motivação estética, mas sim por uma necessidade.  

 

Moça com saia midi mostarda

 

Na década de 20, a renomada estilista Gabrielle ‘Coco’ Chanel inovou ao criar roupas mais confortáveis para as mulheres, que até então estavam fadadas aos longos vestidos rodados e aos espartilhos apertados. Coco é responsável por dar à mulher a possibilidade de ter mais autonomia a partir do vestuário, afinal, as roupas femininas eram tão pesadas e incômodas que dificultavam simples atividades do dia.  

 

Modelo de vestido midi da década de 20. Fonte: Pinterest

 

Assim, Chanel abriu mão dos espartilhos em suas criações, e também foi uma das pioneiras em incorporar a calça no armário feminino, e a reduzir o tamanho das saias, adotando o comprimento midi com uma opção igualmente elegante e sofisticada. Obviamente, o comprimento já havia sido empregado antes em outros momentos da história humana, mas foi com Chanel que ele se tornou um artigo de moda e marco da década.  

No período entre guerras, sobretudo na década de 30, a moda não era uma prioridade na vida social, e o estilo militar imperava até mesmo entre as mulheres. Em 1947, após a Segunda Guerra Mundial, o mundo ainda se recuperava de toda crise econômica e social, e a escassez de recursos era um problema gritante para os países que participaram do conflito. Foi então que o designer francês Christian Dior trouxe ao público a sua criação mais conhecida, que marcou a sua carreira e a história da moda.  

 

New Look Dior: Saia godê em comprimento midi e blazer estruturado.

 

O visual ‘New Look’ proposto pelo estilista se caracterizava pelo blazer acinturado e pela saia godê de comprimento midi. E a escolha do estilista não foi por acaso: além de buscar resgatar o glamour da década de 20, Dior encontrou no midi a solução para a falta de tecidos que enfrentava na época, retirando 20 centímetros da barra da saia.  

Sua criação foi adotada rapidamente, trazendo um frescor e um novo ar de feminilidade a um período rígido da história. Juntamente com Chanel, Dior foi o grande responsável por fazer da saia midi um clássico que nunca sai de moda.  

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!