• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Conheça a Síndrome do Coração partido: ela não tem nada de romântico

Conheça a Síndrome do Coração partido: ela não tem nada de romântico

Os sintomas da síndrome são similares a um infarto agudo do miocárdio

Ás

Conheça a Síndrome do Coração partido: ela não tem nada de romântico

Foto: Divulgação

Você conhece a “Síndrome do Coração Partido”? Ela não tem nada a ver com nenhum caso romântico não correspondido, muito pelo contrário, chega a ser similar a um infarto agudo do miocárdio, de acordo com o cardiologista José Luiz Landeiro, especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. “Geralmente o paciente chega à emergência com o quadro muito parecido ao de um infarto. Os sintomas são difíceis de distinguir”, explica o médico.

Só depois de realizados exames como ecocardiograma e outros mais investigativos, nota-se que, diferente de um infarto, o paciente não apresenta o entupimento de algum vaso que irriga o coração. “Essa é a maior diferença entre o infarto e a síndrome. Conversando com o paciente, descobre-se o motivo do quadro agudo, que vem de uma situação de stress momentâneo muito intenso”, esclarece Landeiro.

Durante o auge da síndrome são liberados hormônios do stress, como adrenalina e outros similares. “A mudança anatômica no órgão aparece nos exames, mas, no caso da síndrome, ele volta ao seu normal com o tempo”, explica o especialista.

“Então, na própria anamnese, conversando com o paciente, se descobre que ele passou por uma situação de estresse que desencadeou a síndrome. Mas até chegar nesse diagnóstico, é necessário descartar as outras possibilidades”, conclui o cardiologista.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.