Volkswagen celebra 8 milhões de veículos produzidos em Taubaté

Fábrica do Tera e Polo funciona desde os anos 1970

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Volkswagen celebra 8 milhões de veículos produzidos em Taubaté

A fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) alcançou nesta semana um marco significativo: mais de 8 milhões de carros produzidos desde sua inauguração em 1976, consolidando a unidade como um dos pilares da indústria automotiva brasileira.  A tradicional fábrica erguida para produzir o Gol (e efetivamente produziu o compacto em quatro gerações) tem sido estratégica para o grupo no país.

Instalada no Vale do Paraíba, a planta começou a operar no fim da década de 1970 inicialmente como fornecedora de componentes antes de evoluir para produção completa de veículos. Ao longo de quase cinco décadas, Taubaté montou modelos que marcaram gerações, como Passat, Gol, Voyage, Parati, Saveiro e up!.  

Hoje, a fábrica é responsável pela produção de dois dos principais modelos da Volkswagen no Brasil: o SUV Tera e o hatch Polo. O Tera, lançado em abril de 2025 e feito exclusivamente em Taubaté, já ultrapassou as 70 mil unidades produzidas, com forte desempenho de vendas e presença em mercados de exportação na América Latina.  

O Polo, ícone da linha hatch da Volkswagen, segue como um dos carros de passeio mais vendidos do país e, em 2025, superou a marca de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil, somando volumes das fábricas de Taubaté e de Anchieta (SP).  

O alcance de 8 milhões de carros produzidos reforça o papel da planta não apenas na história da marca no Brasil, mas também na cadeia industrial nacional, representando cerca de 30,5 % da produção total da Volkswagen no país desde 1976.  

A unidade de Taubaté completará 50 anos em janeiro de 2026, momento em que somará décadas de produção contínua e adaptação às demandas do mercado, movendo-se hoje da produção de ícones do passado para modelos alinhados com as tendências atuais de consumo.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.