Voluntários fazem mutirão de limpeza e distribuem doações após fortes chuvas no Litoral Norte de SP
São Sebastião contabiliza 39 das 40 mortes registradas

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Grande parte dos moradores trabalharam como voluntários no bairro da Topolândia, em São Sebastião, para tirar a lama e o entulho das ruas deixados pelas fortes chuvas que caíram no Litoral Norte de São Paulo, no fim de semana. O município o contabiliza 39 das 40 mortes causadas pelos deslizamentos e enxurradas. São 1,7 mil pessoas desalojadas e 766 desabrigadas na região.
Durante os trabalhos de limpeza com escavadeiras e caminhões, não pararam de chegar fardos com água mineral e alimentos que foram organizados em casas que não foram atingidas ou em tendas improvisadas.
Alguns bairros do município permanecem ilhados devido aos deslizamentos que atingiram estradas fundamentais para o deslocamento na região. A área que vai da Barra do Sahy até Boiçucanga só pode ser acessada por helicóptero ou pelo mar, por exemplo. É dessa forma que estão sendo feitos os resgates e o envio de mantimentos para as pessoas que estão isoladas nessa parte do município. Os estragos ainda estão sendo avaliados, mas, há indícios que trechos das rodovias Rio-Santos e da Mogi-Bertioga foram completamente destruídos.


