Volvo vai vender versão “popular” do elétrico XC40
Modelo custará menos que um Chevrolet Bolt e manterá motor e autonomia

Após o sucesso com a venda de elétricos com 1.000 unidades comercializadas em um ano, a Volvo vai expandir e popularizar a oferta de modelos elétricos no Brasil. Popularizar um pouco pois passará a vender o XC40 Recharge com motor elétrico P6 apenas com tração integral e lista menor de itens de série.
A Volvo começará a pré-venda do modelo batizado de XC40 “Recharge Plus” hoje, dia 5 de maio, quando os clientes da marca poderão comprá-lo por R$ 309.950. A novidade será a versão de entrada, que pode ser equipada com motor elétrico de 231 cv com autonomia de 420 km.
A Volvo confirmou ao Farol da Bahia que a nova versão XC40 Recharge P6 Plus manterá equipamentos como controle de cruzeiro adaptativo, partida sem chave, alerta de ponto cego, entre outros itens. Também será oferecido com o Google Automotive Service. Na Europa, onde a configuração já é negociada, com ar-condicionado de duas zonas, Lane Keeping Aid e o BLIS, que são assistentes à condução, câmera traseira e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Por lá, também é oferecido com motor elétrico de 231 cv, que segundo a marca, permite ao XC40 Recharge Plus fazer de zero a 100 km/h em apenas 7,4 segundos. A bateria deve ser de 69 kWh de capacidade total com 67 kWh de capacidade útil, o que confere uma autonomia de 420 quilômetros. A tração será apenas dianteira.
Também é possível carregá-lo de zero a 80% em 32 minutos em um posto de carregamento de alta velocidade de 150 kW. Inclusive, a Volvo deve instalar até o final do ano um ponto deste em uma estrada brasileira. Vale lembrar que a fabricante já vendeu 1 mil veículos elétricos no Brasil, onde teve 350 unidades do XC40 Recharge vendidas em menos de 20 dias.
O XC40 Recharge é concorrente direto do Jaguar i-Pace, Mercedes-EQC e Audi e-tron, que também são comercializados no mercado nacional.