• Home/
  • Notícias/
  • Autos/
  • Farol da Bahia testa o novo Renault Kwid elétrico: saiba tudo sobre ele

Farol da Bahia testa o novo Renault Kwid elétrico: saiba tudo sobre ele

Novidade tem motor de 65cv e 298km de autonomia mas custa caro

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Farol da Bahia testa o novo Renault Kwid elétrico: saiba tudo sobre ele

Ainda com participação ínfima no resultado de vendas do mercado brasileiro os carros elétricos serão por alguns anos modelos de nicho. Mas esse nicho vem crescendo no país e já temos categorias: premium, compactos e até subcompactos. É o caso do Kwid E-Tech, que desembarca no país em julho produzido na China ao preço único de R$ 143 mil. o Farol da Bahia testou a novidade em um pré-lançamento. 

Após confirmar a chegada do Kwid elétrico em janeiro e promover um lançamento virtual da novidade, a Renault promoveu um evento restrito para mostrar sua novidade: Kwid E-tech, modelo 100% da gama que é também o modelo eletrificado mais barato do país. 

“Barato” mesmo ele não é. Custa duas vezes o preço de um carro de entrada 1.0 aspirado mas tem custo por quilômetro rodado infinitamente menor. Enquanto um carro de entrada tem custo de rodagem aproximado de R$ 0,50 por quilômetro rodado, o Kwid elétrico é bem mais eficiente: R$ 0,06.

E o pacote é interessante com as limitações do Kwid. O visual ao vivo é bem interessante. Mantendo o estilo atual do carrinho há destaque para a grade que na verdade é uma portinhola que se abre para fazer a recarga do veículo. As rodas pretas (com quatro parafusos), o friso lateral, o rack de teto com acabamento cinza e o emblema “E-tech” estilizado na tampa combinam com todo o conjunto. 

Interior simples  

Por dentro o Kwid se diferencia no tom mas a qualidade e perfil do material empregado é quase igual ao do modelo nacional. O tabelier, a parte superior do painel, tem revestimento cinza. O painel tem os mesmos elementos da versão a combustão porém, no cluster, à esquerda, há nível de consumo e autonomia da bateria. Ao centro a multimdia tem a mesma interface e controles do modelo que já conhecemos envolta sob uma ampla moldura na cor preto brilhante. 

Até os comandos centrais do vidro elétrico estão ali economizando fios para levar o mecanismo até as portas. Há ainda um botão “eco” no painel que atenua as reações do carro no dia a dia e economiza bateria. Volante, toque dos materiais e forrações são iguais ao modelo flex fabricado no Paraná. 

Ao centro do painel, bem abaixo da linha dos bancos está um pequeno botão do câmbio. Basta girar a chave como no modelo a combustão (o botão de ignição faz falta nesse caso) e girar o botão para a posição D e acelerar.

Ágil e com autonomia   

O novo Kwid E-Tech pesa 977kg o que faz dele bastante ágil com seus 65cv (48kW) com autonomia máxima de 298km. Segundo a Renault em uso misto entre cidade e estrada o rendimento fica em torno de 265km. No primeiro contato com o veículo pudemos rodar alguns quilômetros em um autódromo particular apenas para testar suas reações e o desempenho. 

E há boas surpresas a bordo do Kwid elétrico. Mais ágil com seus 65cv ele tem 11,2kgfm de torque ele acelera rápido considerando seu peso e seu porte. Feito mesmo para a cidade ele acelera de 0-100km/h em 4,1s mas usa mais 10s para alcançar os 100km/h. Na prática ele foi mesmo para a agilidade do trânsito. 

Com as baterias 26,8 kWh (feitas de íon-lítio) que pesam 188 kg junto ao banco traseiro como no tanque de combustível líquido o carro tem equilíbrio respeitando sua limitação de um veículo curto, estreito e alto. 

Não testamos a recarga mas segundo a Renault ele leva 9h para uma recarga feita em uma tomada comum 220v (fornecida), enquanto no wallbox 7,4 kW faz o mesmo em 2h54m, enquanto na carga rápida de 30kW leva 40 minutos. Ainda teremos números reais após um teste mais longo.

Sem dúvida o Kwid E-Tech passa a ser uma opção interessante pelo baixo custo de operação. Embora caro para os padrões nacionais ele se posiciona na base quando o assunto é carro elétrico. Seu maior competidor sera o JAC E-JS1 com porte é desempenho semelhante que custa R$ 164,9 mil. Ele está, portanto, atrás de um Peugeot e-208 ou do Renault Zoe bem como Chevrolet Bolt e Nissan Leaf. Assim a Renault amplia a gama de elétricos no Brasil com um produto consagrado com desempenho interessante para seu peso e seu porte.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário