Voos comerciais voltam a operar no Iêmen após seis anos de interrupção

A mudança serve como um potencial divisor de águas para os cidadãos que precisam de tratamento médico

[Voos comerciais voltam a operar no Iêmen após seis anos de interrupção]

FOTO: OSESGY/Ahmed Marii

Hans Grundberg, enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Iêmen, afirmou que os voos comerciais do principal aeroporto da capital do país estão sendo retomados após seis anos de interrupção como um potencial divisor de águas para os cidadãos que precisam de tratamento médico.

De acordo com os dados mais recentes do Escritório para Assuntos Humanitários, Ocha, cerca de 70% da população do Iêmen precisa de ajuda humanitária.

O voo, que transportava cerca de 130 passageiros com destino a Amã, na Jordânia, faz parte da trégua de dois meses mediada pela ONU entre o governo reconhecido internacionalmente e o grupo houthi.

Grundberg afirmou à jornalistas nesta terça-feira (18), que um segundo voo já está programado para essa semana. O enviado especial está negociando formas de prolongar o período de trégua, iniciado em 2 de abril, que coincide com o início do Ramadã.

Além disso, o funcionário da ONU afirmou que espera que a retomada do tráfego aéreo traga alívio aos iemenitas que precisam buscar tratamento médico no exterior, oportunidades de educação e negócios ou se reunir com familiares. Segundo ele, este deve ser um momento de união para fazer mais e começar a reparar os efeitos da guerra.

O enviado especial adicionou que todos os compromissos da trégua devem ser seguidos para construir confiança e avançar na retomada de um processo político que encerre o conflito de forma sustentável. Ele afirma que o acordo é “uma promessa aos iemenitas” de mais segurança, melhor acesso a bens e serviços básicos e liberdade de movimento.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!