União Europeia anuncia projeto de 300 bilhões de euros para se tornar independente da energia russa

O plano, chamado de RePowerEU, foi divulgado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

[União Europeia anuncia projeto de 300 bilhões de euros para se tornar independente da energia russa]

FOTO: Reprodução/Twitter

Em tentativa de se tornar independente da energia russa até 2027, a União Europeia(UE) anunciou, nesta quarta-feira (18), um projeto de investimentos de mais de 300 bilhões de euros. O plano, chamado de RePowerEU, foi divulgado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

De acordo com Leyen, do montante a ser investido, 10 bilhões de euros serão destinados para a criação de estruturas para gás natural, 2 bilhões de euros para infraestrutura de petróleo e o restante para energias renováveis.

Além disso, a UE também elevou sua proposta de uso de energia renovável até 2030, passando de 40% para 45%. "O RePowerEU vai ajudar a economizar mais energia, acelerar o fim do uso de combustíveis fósseis e mais importante, iniciar investimentos em uma nova escala", disse Ursula ao anunciar o projeto em Bruxelas. "Eu diria que essa é a uma aceleração do plano de energia verde da Europa."

Do total a ser investido, cerca de 72 bilhões de euros já estão garantidos, afirma a presidente. A UE deve obter o restante por meio de empréstimos. O objetivo da comissão é investir 210 bilhões de euros até 2027 para acelerar a independência do bloco da Rússia. Conforme as estimativas do bloco, ao abrir mão do petróleo e gás russo, 100 bilhões de euros por ano podem ser economizados.

O RePowerEU também avalia medidas de curto prazo para tratar as altas nos preços de energia. O bloco calcula que os preços vão se manter altos até o final de 2022 e, em razão disso, planeja a colocar algumas medidas em prática para lidar com os aumentos a partir do próximo inverno no hemisfério norte, período em que a demanda por energia aumenta na região, como a aplicação de abonos fiscais para incentivar o uso consciente da eletricidade.

Desde o início de março, o plano vinha sendo discutido em razão da invasão russa na Ucrânia, mas se tornou ainda mais importante com a escalada da guerra e das sanções impostas contra o país invasor.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!