Wagner Moura pode receber a Comenda 2 de Julho, maior honraria da ALBA
Pedido foi feito pela vice-presidente da ALBA, Fátima Nunes

Foto: Harald Krichel
A vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a deputada Fátima Nunes (PT), protocolou um projeto de resolução para conceder a Comenda 2 de Julho ao ator Wagner Moura. A homenagem é a maior honraria do Legislativo baiano.
A deputada justificou a proposta mencionando a trajetória do artista, nascido em Salvador e criado no interior do estado, na cidade de Rodelas. Ela ressalta a história de Wagner na dramaturgia. Aos 16 anos, o ator já participava de peças na capital como "Cuida Bem de Mim" e "A Casa de Eros".
Também menciona a carreira cinematográfica do baiano, em filmes como "Ó Paí, Ó", em "Tropa de Elite", e em "O Agente Secreto", todos sucessos de bilheteria.
"O Agente Secreto", longa dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, recebeu prêmios no Festival de Cannes e no Globo de Ouro. O filme também rendeu prêmios de melhor ator a Wagner Moura em ambos os eventos.
“É inegável a contribuição deste grandioso artista para a arte, a cultura e, principalmente, para o cinema brasileiro. Wagner Moura carrega o nome da Bahia para o Brasil e para o mundo”, diz a deputada. Ela também referencia o forte posicionamento político do ator, que se declara de esquerda e um crítico ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
A ALBA analisará a proposta após o fim do recesso, a partir do dia 3 de fevereiro.
LEIA MAIS:
CinemanoFarol: Audiovisual brasileiro entra em clima de Copa do Mundo e mira novo Oscar


