Wang Yaping é primeira astronauta chinesa a caminhar no espaço sideral
Caminhada faz parte de missão de seis meses na estação espacial

Foto: Kevin Frayer/Getty Images
A Administração Espacial da China informou, nesta segunda-feira (8), que Wang Yaping se tornou a primeira mulher chinesa a caminhar no espaço, como parte de uma missão de seis meses na estação espacial da China.
A tripulação conta com três tripulantes.
Wang e o astronauta Zhai Zhigang passaram mais de seis horas no exterior do módulo principal da estação, instalando equipamentos e testando um braço robótico. Já o terceiro membro, Ye Guangfu, colaborou na missão a partir do interior da estação, de acordo com informações da agência espacial.
Os três astronautas são a segunda tripulação a residir na estação permanente. A atual missão teve início no dia 16 de outubro e está programada para ser a mais longa no espaço para astronautas chineses. Dois dos tripulantes já possuem experiência anterior a esta missão. Wang, de 41 anos, e Zhai, de 55, já tinham viajado anteriormente para estações espaciais experimentais da China.
Os astronautas chineses vão realizar três caminhadas espaciais, visando a instalar o equipamento necessário para ampliar o módulo principal da estação, o Tianhe-1, que será conectado, no próximo ano, a mais duas secções, chamadas Mengtian e Wentian. Após ser concluída, a estação deve pesar cerca de 66 toneladas.
A tripulação vai também avaliar as condições de vida no módulo Tianhe e conduzir experiências em medicina espacial e outras áreas científicas. O programa espacial da China planeja enviar várias tripulações à estação nos próximos dois anos para torná-la totalmente funcional.


