WhatsApp: aplicativo revela o que fazer ao ter a conta roubada após ataque cibernético
Os criminosos utilizam links falsos, que podem oferecer promoções, brindes e vantagens, para enganar as vítimas

Foto: Reprodução/Pixabay
Criminosos estão praticando uma série de golpes pelo WhatsApp, por meio de utilização de links falsos, que podem oferecer promoções, brindes e vantagens. Com isso, os usuários acabam fornecendo senhas e códigos de verificação entregando aos hackers o acesso à conta e aos contatos com quem a pessoa costuma conversar.
Por conta disso, o aplicativo disponibilizou orientações em sua página oficial para que o usuário consiga recuperar seu acesso. De acordo com a página, a vítima deve entrar na conta com o número de telefone e confirmar o login com um código de seis dígitos que será enviado por SMS. Assim, a pessoa que estiver usando sua conta será desconectada automaticamente.
Durante o processo, será necessário incluir o código de confirmação em duas etapas, que é criado pelo próprio usuário. Caso a pessoa não lembre a sequência numérica, é possível que o cibercriminos tenha ativado esse recurso de segurança. Nesse caso, o indivíduo deve aguardar sete dias para poder acessar a conta sem o código de confirmação em duas etapas.
Com isso, mesmo sem saber qual era o código da confirmação que foi pedido inicialmente, a pessoa que estava usando a conta será desconectada quando a vítima inserir o código de seis dígitos recebido por SMS.
O advogado especialista em direito digital Luiz Augusto D'Urso, recomenda que, caso a própria plataforma não resolva o problema, o usuário recorra à justiça.