WhatsApp é a principal ferramenta de informação do brasileiro, segundo pesquisa
79% dos entrevistados disseram receber notícias pela rede social

Foto: Reprodução
A Câmara dos Deputados e o Senado realizaram juntos uma pesquisa sobre qual era a principal fonte de informação. O resultado das pesquisas mostram que 79% dos entrevistados disseram receber notícias sempre pelo WhatsApp.
O aplicativo possui mais de 136 bilhões de usuários somente no Brasil, sendo assim a ferramenta mais popular como o Facebook.
Depois do WhatsApp, outras fontes foram citadas como: canais de televisão (50%), vídeos no YouTube (49%), o Facebook (44%), sites do notícia (38%) e emissoras de rádio (22%). Os jornais impressos também foram citados por 8% dos entrevistados e a plataforma do Twitter por 7%.
No caso da televisão, o percentual foi mais alto entre os mais velhos, sendo 67% dos entrevistados com mais de 60 anos, contra 40% na faixa entre 16 e 29 anos.
O YouTube apareceu mais popular entre os mais jovens que, entre 16 e 29 anos foram 55% contra 31% entre os mais velhos.
Já no Instagram a diferença é muito maior, isto porque, 41% dos jovens disseram buscar informações pela plataforma. E apenas 9% dos mais velhos na faixa dos 60 relataram buscar.
A pesquisa realizada também constou os hábitos dos participantes nas redes sociais. A ação mais comum entre eles é a curtida das publicações que é um ato feito por 41% dos entrevistados na sondagem. Em seguida, os compartilhamentos de posts (20%), publicar conteúdo (19%) e comentar mensagens de outros (15%).
Método de apuração
Para realização da pesquisa foram ouvidas 2.400 pessoas com acesso á Internet em todos os estados e no Distrito Federal. As entrevistas foram feitas pelo telefone.