WhatsApp Pay tem baixa adesão entre os brasileiros, diz pesquisa

Apenas 7% dos usuários do mensageiro no país cadastraram um cartão de débito para ativar o serviço

Por Da Redação
Ás

WhatsApp Pay tem baixa adesão entre os brasileiros, diz pesquisa

Foto: Reprodução / WhatsApp

A pesquisa “Mensageria no Brasil”, realizada pelo Mobile Time/Opinion Box, mostra que o WhatsApp Pay, lançado no Brasil em maio, possui uma baixa adesão no mercado nacional até o momento. Apenas 7% dos usuários do mensageiro no país cadastraram um cartão de débito para ativar o serviço. O levantamento foi divulgado na quarta-feira (1º). 

Além disso, a pesquisa aponta que a adesão à funcionalidade de pagamentos pelo WhatsApp é maior entre os homens e os mais jovens. Na faixa dos 16 aos 29 anos, 9% dos usuários ativaram o recurso, enquanto 5% das pessoas com 50 anos de idade ou mais realizam transferências pela plataforma.

Segundo o levantamento, 70% declararam conhecer a possibilidade de realizar pagamentos pelo app de mensagens, mas até o momento não se cadastraram. Por outro lado, 23% desconhecem o recurso, mesmo com a intensa campanha publicitária de divulgação da novidade.

A ferramenta só permite transações via cartão de débito emitido por bancos parceiros. O uso do cartão de crédito ainda precisa ser autorizado pelo Banco Central, limitação que também pode ajudar a explicar a baixa adesão.

Desinteresse e desconfiança

A pesquisa revelou que 50% dos entrevistados disseram possuir cartão de débito, mas não demonstraram interesse em aderir à novidade. Já para 33%, o motivo principal é a desconfiança em relação à segurança dos dados que precisam ser inseridos.

Outros 6% disseram não ter nenhum cartão de débito para cadastrar na ferramenta, ficando assim impedidos de utilizá-la, mesma porcentagem daqueles que alegaram outros motivos. O relatório também apontou que 5% das pessoas não usam a função por não possuir cartão dos bancos parceiros.

Realizada entre os dias 14 e 22 de julho, a pesquisa ouviu 2.038 brasileiros que possuem smartphone, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e 95% de grau de confiança. 
 

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