Patrícia Salles

[]

A fadiga é responsável por cerca de 15% das visitas médicas, sendo que este número é subestimado, porque grande parte das pessoas acaba não procurando o médico por este motivo. 

Existem várias doenças que causam fadiga sendo a principal delas, a depressão. Dentre outras doenças responsáveis pela fadiga estão entre as principais: anemia, diabetes e hipotireoidismo. 

Doenças graves não são mais frequentes em pessoas que se queixam de fadiga quando comparado com a população geral e normalmente vem associadas a outros sintomas. 

Também existe a síndrome da fadiga crônica, de causa desconhecida, afeta 2% da população e acomete mais mulheres. É caracterizada por um cansaço extremo que atrapalha as atividades do dia a dia. A pessoa acorda com o mesmo cansaço de quando se deitou, apesar de ter dormido adequadamente. 

Mas, o mais importante é saber que doenças não são a principal causa de fadiga. O que mais causa cansaço excessivo e fadiga é “o estilo de vida”, incluindo o sedentarismo, e também prática excessiva de exercício, distúrbios do sono, estresse excessivo, mudanças na rotina (mudança de cidade, de trabalho, saída dos filhos de casa, fuso-horário...), baixa ingestão de água e alimentação inadequada.

A desidratação é uma causa frequente de cansaço, sendo importante lembrar que nosso cérebro é formado 70% por água. Os homens devem beber em média 2,5 litros de água por dia e as mulheres 2 litros.

Se estiver apresentando cansaço excessivo, que tal avaliar seu estilo de vida? Iniciar exercício físico, comer melhor, parar de fumar, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, beber mais água. Caso o cansaço excessivo persista, não deixe de procurar seu médico.

 


Coluna Anterior
Obesidade infantil
Próxima Coluna
Cirurgia Bariátrica

Comentários

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!