Patrícia Salles

[]

Estamos diante da maior epidemia de uma doença de grande importância e que os governantes não estão dando a devida atenção. A OBESIDADE é uma doença genética psíquica ambiental.
É uma doença crônica, que está associada com o aumento do risco de uma série de outras doenças, como: Diabetes Mellitus tipo 2, Hipertensão Arterial Sistêmica, Dislipidemia, aumento da incidência de vários tipos de câncer.
Hoje, já consideramos a obesidade como a grande doença do século 21, e a grande questão é pensar em como podemos de fato reduzir essa incidência, pensando em medidas globais. 
Nossos hábitos alimentares estão errados, principalmente entre a população de baixa renda, que está tendo maior acesso a alimentação, porém, de qualidade ruim. Alimentos refinados, muito ricos em açúcares e gorduras (massas,carnes gordas, frituras, etc). 
A qualidade alimentar é muito importante, e não apenas a quantidade de calorias. 
O sucesso do tratamento da obesidade depende de uma alimentação adequada associada a atividade física. Ele tem que querer emagrecer e não querer ser emagrecido.
E, apesar da alimentação ser mais importante no processo de perda de peso do que o exercício físico, na manutenção do peso a longo prazo, a atividade física é essencial!
Cada vez fazemos menos exercícios físicos. No Brasil apenas 10-15% da população pratica atividade física de maneira correta.
Infelizmente a obesidade é uma das doenças mais difíceis da medicina. Ou mantemos um padrão alimentar saudável, ou vamos passar a vida toda em busca de milagres. 
A coisa mais importante para prevenir a obesidade é fazer a profilaxia desde quando a criança nasce. Nossas crianças estão se tornando obesas. Criança obesa vai ser adulto obeso, e obesidade trás grande sofrimento emocional, além de grande número de doenças.
Lembre- se, seu filho vai comer o que você oferecer a ele, o que você mostrar como exemplo. Comece a mudar os seus hábitos.
Não adianta querer que ele coma de maneira saudável se os pais não fazem isso.
Hábitos são criados e quanto mais jovem os hábitos saudáveis forem introduzidos, melhor para a criança.
Não compre "besteiras" para a sua casa. Estimule sempre refeições saudáveis e inteligentes, sendo o exemplo!
O combate à obesidade infantil começa em casa. 
Vamos lutar contra a obesidade infantil: Estimule seu filho a fazer alguma atividade! Brincar de bola, esconde-esconde, pega-pega.. Qualquer brincadeira é válida! 
Estimule seu filho a fazer esporte! 
Não compre salgadinho, biscoito, bala, chocolate. A regra é: Não ter e não ver.
Não compre refrigerante! Substitua por suco de fruta natural. Cuidado com sucos de caixinha (tem muito açúcar e caloria vazia). As bebidas açucaradas contribuem muito p a obesidade!
Uma criança em dieta significa mudança de hábito para toda a família.

 

Patrícia Salles é  endocrinologista.


Comentários

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!