Patrícia Salles

O que é importante para ocorrer a menstruação?

O hipotálamo é uma área do cérebro que coordena grande parte das funções endócrinas, ele produz um hormônio chamado GnRH que age na hipófise (glândula endócrina também localizada no cérebro) estimulando a produção de LH e FSH.  LH e FSH agem no ovário estimulando a produção do estrógeno. 

Amenorreia e o termo utilizado para a ausência de menstruação. Ela pode ser primária quando a menina nunca apresenta menstruação ou secundária, interrupção da menstruação por 3 meses consecutivos.

Existem várias causas de amenorreia e por isso uma boa avaliação médica, com exame físico completo são fundamentais.  

Parece óbvio, mas é sempre importante frisar que a principal causa de amenorreia é a gravidez. Por isso antes de investigar outras causas temos que excluir gestação  

Outras causas mais comuns de amenorreia: síndrome de Turner, sindrome do ovário policístico, hipotireoidismo, hiperprolactinemia (aumento da produção de prolactina), uso de medicamentos, insuficiência ovariana primária ("menopausa precoce")

O tratamento da amenorreia vai depender da causa 

Amenorreia hipotalâmica funcional 

É um diagnóstico de exclusão, primeiro tenho que afastar outras causas de amenorreia. A amenorreia hipotalâmica ocorre por uma disfunção no eixo hipotálamo-hipófise e pode ter predisposição genética. Ela pode ocorrer no caso de: exercício físico intenso, baixo peso, estresse excessivo, transtorno alimentar, deficiência nutricional sem necessariamente ter perda de peso, por exemplo na doença celíaca

Mulheres com amenorreia hipotalâmica podem ter disfunção de outros eixos hormonais 

É comum que atletas com amenorreia hipotalamica tenham retorno do ciclos menstrual nos intervalos de redução dos treinos 

Na avaliação da amenorreia hipotalâmica é muito importante avaliar a alimentação, investigar distúrbios alimentares (anorexia e bulimia), exercício em excesso, avaliar perfeccionismo, necessidade exacerbada de aprovação social, ambições e expectativas em relação a si mesma e aos outros, distúrbios do sono, humor, agentes estressores, padrão prévio da menstruação, abuso de substâncias ilíticas 

O tratamento principal é o ajuste alimentar, redução de exercício e suporte psicológico. Utilizar apenas o anticoncepcional sem resolver a causa de base, apenas máscara o problema. 

O uso de hormônios (estrógeno e progesterona) deve ser considerado caso a amenorreia não melhore com as medidas acima, para proteção óssea. Já que o estrógeno é importante para formação óssea. 

O deficit energético importante (exercício excessivo e baixa ingestão alimentar) aumenta o risco de fratura por estresse, está chega a ocorrer em até 30% das bailarinas profissionais. 

Sempre procure um profissional em caso de irregularidades na menstruação. 

 


Comentários

Veja Também

[Lucas Lucco se rende ao transplante capilar e mostra resultado]

O cantor gravou um vídeo nas redes sociais e afirmou estar tomando remédio

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!