18 milhões de trabalhadores informais já realizaram cadastro para receber auxílio de R$ 600
Quantidade de cadastros ocorreu no primeiro dia de lançamento da plataforma

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
18 milhões e 300 mil trabalhadores informais se cadastram até as 21h da última terça-feira (7) para receber o auxílio emergencial de R$ 600 que será pago por três meses aos atingidos pela crise causada pela pandemia do novo coronavírus. O número equivale a uma espécie de termômetro da corrida em busca de um alívio no bolso do trabalhador em um momento de necessidade do isolamento social, recomendado pelas autoridades de saúde, que influenciaram diretamente nas formas de obtenção de renda dos cidadãos.
A grande quantidade de cadastros ocorre logo no primeiro dia de funcionamento da plataforma no site e do aplicativo para o cadastramento de informais que atualmente estão fora do radar do governo. Eles não possuem registro de microempreendedor individual, nem contribuem de maneira autônoma ao INSS. O governo acredita que 15 a 20 milhões de trabalhadores se encontram nessa situação e devem ser atendidos por esses canais.
As pessoas que tiverem cadastradas no site ou aplicativo só devem começar a receber o dinheiro a partir do dia 14 de abril, de acordo com o calendário divulgado pela Caixa. É possível indicar uma conta em qualquer outro banco de preferência, contudo, quem ainda não possui relacionamento bancário receberá o dinheiro em uma poupança digital da Caixa e só poderá realizar transações eletrônicas, como transferências e pagamentos de contas. De início, não será possível sacar o dinheiro das poupanças digitais. Ainda está em elaboração pelo governo, um calendário que permita o resgate dos valores em espécie.
Antes do chamado grupo de "invisíveis" começar a receber, o governo começará os pagamentos aos brasileiros que estiverem inseridos no Cadastro Único de programas sociais. Outro grupo beneficiado será o formado por 14 milhões de famílias beneficiárias do Banco do Brasil e receberão o auxílio emergencial no mesmo calendário do programa, com pagamentos na segunda quinzena de abril, maio e junho.
O pagamento da segunda parcela do benefício será realizado em abril, entre os dias 27 e 30, segundo o mês de aniversário do solicitante. A terceira e última parcela, poderá ser acessada entre 26 e 29 de maio.


