"2 de Julho é a marca de disposição do povo baiano de lutar pelo Brasil", afirma Kleber Rosa
Ativista também se coloca a disposição sobre sua candidatura para eleições 2026

Foto: Farol da Bahia
Kleber Rosa (PSOL), afirmou durante a celebração da independência do Brasil na Bahia que a data do 2 de Julho é "marca de disposição do povo baiano de lutar pelo Brasil". Durante coletiva nos cortejos no Largo da Lapinha, o ativista cita que a data expressa uma luta popular pela construção do país.
"Se a gente considerar que as datas cívicas, parte dela, são simbolizadas por lutas da própria elite, o 2 de Julho é diferente. É a marca de disposição do povo baiano de lutar pelo Brasil. É uma data que precisa ser reconhecida para o Brasil inteiro, como a consolidação real da independência do Brasil", afirma.
Rosa disse ainda que se coloca à disposição para candidatura ao governo da Bahia nas eleições 2026.
"Teve um manifesto que foi publicado ontem assinado por seis grupos do pessoal defendendo minha candidatura para governador. Eu estou à disposição do meu partido para fazer a luta onde partir entender que eu vou ser útil", aponta.
Kleber Rosa frisa que é provável que surjam outros nomes. "Obviamente o mais importante é a unidade partidária. É muito provável que outros nomes sujam como possibilidade. Também nós vamos fazer o diálogo fraterno com os grupos internos do seu irmão. Estamos aí, com os grupos do partido escolha o nome e seja de unidade e caminhar em defesa dos partidos."
LEIA TAMBÉM:
• Vídeo: "A minha permanência no PDT depende da posição política", diz Ana Paula Matos
• Vídeo: "É a data mais importante da nossa história", afirma Bruno Reis sobre o 2 de Julho
• Vídeo: "O 2 de julho traz a gente a revelar as verdadeiras pessoas que lutaram pela Independência do Brasil", diz Jerônimo Rodrigues
• Vídeo: "Não consigo antecipar quem vai ganhar", aponta Éden Valadares sobre eleições estaduais do PT
• Protagonismo feminino no 2 de Julho: as heroínas anônimas na luta pela independência da Bahia
• 2 de Julho além do cortejo oficial: a importância das festas pela independência nos bairros de Salvador