2021 foi um dos anos mais quentes da história, afirma ONU

Pelo sétimo ano consecutivo, temperatura mundial superou os níveis pré-industriais em mais de 1ºC

Por Da Redação
Às

2021 foi um dos anos mais quentes da história, afirma ONU

Foto: Reprodução

A ONU informou nesta quarta-feira (19) que 2021 foi um dos sete mais quentes já registrados na história, observando que as temperaturas se mantiveram altas apesar do fenômeno climático La Niña, que as fez cair temporariamente.

Em comunicado, a Organização Meteorológica Mundial (OMM), vinculada à ONU, disse ainda que "os sete anos mais quentes ocorreram todos a partir de 2015, e os três primeiros lugares da classificação correspondem a 2016, 2019 e 2020".

Ainda segundo a organização, "pelo sétimo ano consecutivo, a temperatura mundial superou os níveis pré-industriais em mais de 1ºC".

"Os episódios de La Niña ocorridos de forma consecutiva fizeram, em comparação com os últimos anos, o aquecimento experimentado em 2021 ser relativamente menos pronunciado", disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

"Ainda assim, 2021 foi mais quente do que os anos anteriores em que os efeitos de La Niña foram sentidos", acrescentou.

No Brasil, um dos efeitos observados do La Niña são as fortes chuvas, no início do ano, que deixaram ao menos 59 mortos em 10 estados brasileiros.

“Eventos consecutivos de La Niña significam que o aquecimento de 2021 foi relativamente menos pronunciado em comparação com os últimos anos. Mesmo assim, 2021 ainda foi mais quente do que os outros anos influenciados pelo La Niña”, declara o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

“O aquecimento generalizado de longo prazo como resultado do aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera é agora muito mais relevante do que as variações anuais nas temperaturas médias globais causadas por fatores naturais do clima”, complementa.

Como mostram os dados levantados pela agência ao longo dos anos, desde os anos 1980, o planeta fica mais quente a cada década. A expectativa é que a tendência se prolongue.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário