/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

3ª Turma do STJ diz que indenização por corpo estranho em alimento independe de ingestão

Notícias
Brasil

3ª Turma do STJ diz que indenização por corpo estranho em alimento independe de ingestão

A presença de corpo estranho em alimento caracteriza defeito do produto, conforme o artigo 12 do Código de Defesa do Consumidor

Por Da Redação
3ª Turma do STJ diz que indenização por corpo estranho em alimento independe de ingestão
Foto: Reprodução

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu por unanimidade com o julgamento de três casos, na última terça-feira (4), em sessão por videoconferência, que a aquisição de produto alimentício com corpo estranho, ainda que não ocorra a ingestão do conteúdo, dá direito à compensação por danos morais, dada à ofensa ao direito fundamental à alimentação adequada, princípio da dignidade da pessoa humana.

Com esse entendimento, houve reforço na própria jurisprudência. As decisões foram todas de relatoria da ministra Nancy Andrighi.

O entendimento diverge do adotado pela 4ª Turma, para a qual o dano só ocorre a partir da ingestão do produto considerado impróprio, ou ao menos se ele for levado à boca. A divergência poderá ser eventualmente dirimida em julgamento da 2ª Seção.

Para a 3ª Turma, a presença de corpo estranho em alimento caracteriza defeito do produto, conforme o artigo 12 do Código de Defesa do Consumidor, e expõe a risco concreto de dano à saúde e segurança.

"A simples comercialização do produto contendo corpo estranho possui a mesma consequência negativa à saúde e à integridade física do consumidor que sua ingestão propriamente dita", afirmou a ministra Nancy Andrighi, ao ler a ementa do primeiro caso julgado.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102