• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • 3ª Turma do STJ diz que indenização por corpo estranho em alimento independe de ingestão

3ª Turma do STJ diz que indenização por corpo estranho em alimento independe de ingestão

A presença de corpo estranho em alimento caracteriza defeito do produto, conforme o artigo 12 do Código de Defesa do Consumidor

Por Da Redação
Ás

3ª Turma do STJ diz que indenização por corpo estranho em alimento independe de ingestão

Foto: Reprodução

A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu por unanimidade com o julgamento de três casos, na última terça-feira (4), em sessão por videoconferência, que a aquisição de produto alimentício com corpo estranho, ainda que não ocorra a ingestão do conteúdo, dá direito à compensação por danos morais, dada à ofensa ao direito fundamental à alimentação adequada, princípio da dignidade da pessoa humana.

Com esse entendimento, houve reforço na própria jurisprudência. As decisões foram todas de relatoria da ministra Nancy Andrighi.

O entendimento diverge do adotado pela 4ª Turma, para a qual o dano só ocorre a partir da ingestão do produto considerado impróprio, ou ao menos se ele for levado à boca. A divergência poderá ser eventualmente dirimida em julgamento da 2ª Seção.

Para a 3ª Turma, a presença de corpo estranho em alimento caracteriza defeito do produto, conforme o artigo 12 do Código de Defesa do Consumidor, e expõe a risco concreto de dano à saúde e segurança.

"A simples comercialização do produto contendo corpo estranho possui a mesma consequência negativa à saúde e à integridade física do consumidor que sua ingestão propriamente dita", afirmou a ministra Nancy Andrighi, ao ler a ementa do primeiro caso julgado.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.