5 looks vintage de filmes para copiar já!

[5 looks vintage de filmes para copiar já! ]

FOTO: Reprodução/Paramount

Por décadas e décadas, cinema e moda caminham lado a lado. Não dá para dizer qual área mais influencia a outra, mas o que seria das histórias dos personagens de cinema sem o apoio dos figurinos para contar a sua história? E o que seria da moda das ruas sem o audiovisual para contribuir com a disseminação de tendências e estilos?!

Quando se fala em filmes antigos, essa relação se faz ainda mais latente. Quem não viveu as décadas passadas, se utiliza dos registros cinematográficos para entender um pouco mais sobre uma geração, não apenas sobre seus comportamentos e modos de ver o mundo, mas também sobre o que vestiam. 

A relação do cinema com a moda é tão forte, que por muito tempo grandes estilistas utilizavam os filmes para disseminar suas criações, como foi o caso do designer francês Hubert de Givenchy (ele mesmo, da grife Givenchy), que desenhou todo o figurino da atriz Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo, de 1961. 

 

 

A estética, tanto na moda quanto no cinema, muda muito com o tempo. Porém, graças à durabilidade das roupas e dos registros feitos nos filmes, muita coisa permanece. Algumas roupas das décadas de 80 e 90, por exemplo, poderiam ser usadas hoje, graças ao revival que a moda tem feito dos grandes ícones do período. As ombreiras, tecidos sintéticos e cores extravagantes dos anos 80, e as modelagens larguinhas e o estilo grunge dos anos 90 nunca saem de moda. Então, vem se inspirar com 5 looks de filmes antigos que você pode usar hoje: 

 

Nos tempos da Brilhantina (Grease) - O filme Grease chegou aos cinemas em 1978, mas sua história se ambienta no ano de 1959, e acompanha a história do casal Sandy (Olivia Newton John) e Danny (John Travolta). Além das músicas, o figurino do filme chama atenção até hoje, por ser muito fiel em representar o estilo rockabilly da década de 50, que até hoje se mantém presente. Não é à toa que o look final da personagem principal Sandy é copiado até hoje! O visual total black, com calça de couro, top e salto alto vermelho poderia perfeitamente ser usado para a balada do fim de semana, né? 

 

 

De Volta para o Futuro (Back to the Future) - O filme De Volta para o Futuro, que estreou em 1985, é um outro exemplo interessante, pois ele brinca com linhas temporais diferentes, que passam pela década de 80 e 50. O visual do personagem principal Marty Mc Fly (Michael J Fox) poderia ser adaptado perfeitamente para os dias de hoje: calça jeans, sneaker esportivo da Nike, camisa xadrez e jaqueta jeans. E o melhor é que o look agrada a homens e mulheres. 

 

 

Clube dos Cinco (The Breakfast Club) - E por falar em clássico dos anos 80, o filme Clube dos Cinco, também de 1985, é um dos principais. A sua história gira em torno de cinco adolescentes que seguem o estereótipo de qualquer escola americana: o esportista, a menina introvertida, a patricinha, o nerd e o bad boy. 34 anos depois, e a representação dos jovens no cinema não mudou muito, e nem mesmo a sua maneira de externalizar suas personalidades através do vestuário. Muitos adolescentes de hoje continuam a se identificar com o visual dos personagens do filme. 

 

 

Ritmo Quente (Dirty Dancing) - Quem nunca assistiu (ou pelo menos viu de leve) o filme Ritmo Quente na antiga Sessão da Tarde, que atire a primeira pedra. E não precisa ter sido jovem no ano de 1987 para desejar todas as peças do figurino da personagem 'Baby', interpretada pela atriz Jennifer Grey. Shorts de cintura alta, bodys, tênis confortáveis e croppeds faziam parte do dia a dia da personagem. Queremos agora, né? 

 

 

As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless) - Quando se fala em moda e cinema, certamente um dos primeiros filmes que vem à cabeça de muita gente é o já clássico As Patricinhas de Beverly Hills, que estreou em 1995. O conjunto xadrez das personagens principais Cher (Alicia Silverstone) e Dionne (Stacey Dash) é extremamente icônico e influencia a moda até hoje. 

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!