70% dos trabalhadores estão mais nervosos na pandemia, diz pesquisa

Ansiedade acentuada foi citada por 55% dos entrevistados

[70% dos trabalhadores estão mais nervosos na pandemia, diz pesquisa]

FOTO: Getty Images

Dados de um estudo inédito realizado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), em parceria com o movimento #MenteEmFoco, mostram que a saúde mental dos trabalhadores brasileiros piorou durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ao menos 70% dos entrevistados, por exemplo, se dizem mais nervosos, tensos ou preocupados. De acordo com o levantamento, ansiedade acentuada foi citada por 55%, além de estresse (51%) e tristeza (49%).

A saúde mental ainda é considerada um tabu na relação entre funcionários e empresas. Dos ouvidos, 62% disseram que a empresa onde trabalham não oferece qualquer suporte relacionado à saúde mental. “É preciso trazer consciência sobre a saúde mental, e as empresas têm papel nisso. A pesquisa indica essa urgência”, afirmou  o diretor executivo do IBPAD, Max Stabile.

Também chama atenção o fato de poucos procurarem ajuda especializada. Só 16% foram a psicólogos ou psiquiatras. A maioria (57%) não buscou ajuda, e os demais recorreram a familiares ou amigos. Além disso, entre os ouvidos, 29% relataram dificuldade de exercer alguma função por não se sentirem bem mentalmente, o que afeta também as empresas. 

Nesse cenário, a Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e a InPress Porter Novelli, em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicologia, lançaram o #MenteEmFoco, que convida empresas a se comprometerem com a saúde mental no ambiente de trabalho. No total, cerca de 38 empresas, com mais de 200 mil empregados, já aderiram à iniciativa. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!