• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • 90% dos servidores públicos temem voltar ao trabalho presencial e transmitir Covid-19, revela pesquisa

90% dos servidores públicos temem voltar ao trabalho presencial e transmitir Covid-19, revela pesquisa

Trabalhadores foram autorizados a retornar com o trabalho presencial nesta semana

Por Da Redação
Às

90% dos servidores públicos temem voltar ao trabalho presencial e transmitir Covid-19, revela pesquisa

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O trabalho presencial é alvo de preocupação para os servidores públicos federais. Para 90% deles, o principal receio é transmitir a Covid-19 para familiares. Entretanto, 57% apoiam o regresso em regime escalonado. Os dados fazem parte da pesquisa “Retorno seguro ao trabalho presencial”, realizada pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública), em parceria com o Banco Mundial e o Ministério da Economia, divulgada na manhã desta quinta-feira (5).  

Ao todo, 42.793 servidores públicos responderam voluntariamente ao questionário. O levantamento foi realizado entre agosto e setembro de 2020. Nesta semana, o Ministério da Economia publicou uma instrução normativa com regras para o retorno às repartições públicas. Na prática, ministérios, órgãos e autarquias estão permitidos a convocarem servidores desde a última terça-feira (3). 

Na opinião da maior parte dos funcionários públicos (66%), o retorno deve ocorrer, no mínimo, a partir de janeiro do ano que vem. Apenas 4,8% espera que todos os profissionais voltem ao mesmo tempo. Em relação à saúde e segurança no local de trabalho, os principais desejos do funcionalismo são desinfecção diária das áreas de trabalho e áreas comuns, distanciamento social, horário flexível e verificação de temperatura.

Sobre a possibilidade de continuação do trabalho remoto, quase metade (45%) dos servidores públicos federais gostaria de ter essa opção, mesmo após a pandemia. O governo federal pretende manter parte dos empregados com o expediente de casa mesmo após a pandemia de Covid-19. As regras foram lançadas em setembro.

“A pesquisa é um importante instrumento para tomada de decisão no setor público e auxiliará gestores no aperfeiçoamento dos planos de volta às atividades presenciais. Também serve de insumo para possíveis experimentos de trabalho remoto para além do contexto da pandemia”, pondera Diogo Costa, presidente da Enap. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.