A polêmica do salto alto: ele deve ser obrigatório?

Japonesa inicia campanha pelo fim do acessório

Cerca de 20 mil mulheres japonesas assinaram uma petição online com uma solicitação no mínimo inusitada: um pedido ao governo japonês que proíba as empresas de exigirem que as trabalhadoras usem saltos altos durante o expediente. A notícia é da agência Reuters.

A petição procura acabar com o que a autora da petição, a atriz e escritora freelancer de 32 anos, Takumi Nemoto, chama de “forma de discriminação de gênero" e também, para “tornar a vida mais fácil para as mulheres, criando um ambiente laboral onde não existam esforços desnecessários”.

A campanha #KuToo é um jogo de palavras com os termos “kutsu” (“sapatos”, em japonês) e “kutsuu” (“dor”, na mesma língua).

A petição foi enviada ao ministério da saúde na segunda-feira passada, dia 3 e na quarta, dia 5, o ministro da saúde japonês, respondeu que a expectativa de que as mulheres usem saltos altos no trabalho "está dentro daquilo que é comumente aceite como necessário e apropriado".

Contudo, Nemoto acrescentou que pode ser considerado "abuso de poder" se os empregadores exigirem às trabalhadoras que já tenham lesões nos pés, usem saltos altos.

A resposta do ministro da saúde trouxe ainda mais atenção sobre o assunto, considera a autora da petição, que pretende fazer crescer a campanha e fazer o tema ser mais discutido não só no Japão, mas em todo o mundo. Será que esta lei "pega"?

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!