A um mês de assumir o governo, equipe de Lula corre para aprovar PEC do Estouro

Texto autoriza o novo governo a gastar até R$ 198 bilhões fora do teto de gastos

Por Da Redação
Ás

A um mês de assumir o governo, equipe de Lula corre para aprovar PEC do Estouro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A um mês de assumir o governo federal, a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), faz os ajustes finais para que o petista possa assumir, enquanto Jair Bolsonaro (PL) se prepara para deixar o Executivo. 

Entre as pautas a serem definidas está a nomeação de ministros. Até o momento, nenhum foi anunciado por Lula ou sua equipe. 

Ao mesmo tempo, aliados do futuro presidente correm contra o tempo para aprovar a PEC do Estouro. O texto não encontra consenso entre deputados federais e senadores e há pouco tempo para a tramitação. É a PEC que autoriza o governo a gastar, a partir do ano que vem, até R$ 198 bilhões fora do teto de gastos para custear o novo Bolsa Família, entre outros investimentos. 

O texto precisa ser aprovado em votações de dois turnos tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados. São necessários 3/5 dos votos para que a PEC avance. Isso se traduz em 308 deputados na Câmara e 49 senadores no Senado.

A posse de Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin está marcada para o dia 1º de janeiro de 2023 e a cerimônia vai contar com a presença de diversos artistas, entre eles Pabllo Vittar, Duda Beat, BaianaSystem, Johnny Hooker, Maria Rita, Valesca Popozuda e Martinho da Vila. A organização ainda aguarda confirmação de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ludmilla e Emicida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário