ACM Neto e Rui Costa lamentam morte de Elsimar Coutinho
Médico e cientista morreu nesta segunda (17), após complicações da Covid-19

Foto: Reprodução
O prefeito de Salvador, ACM Neto, e o governador da Bahia, Rui Costa, lamentaram o falecimento do médico e cientista Elsimar Coutinho, 90 anos, que morreu nesta segunda-feira (17), após complicações da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Rui, que decretou luto na Bahia na terça-feira (18), lembrou o trabalho de Elsimar, que se destacou no Brasil e no exterior na pesquisa da área de reprodução humana.
"O Brasil perdeu hoje um dos seus grandes cientistas. Uma das principais referências em reprodução humana do país, Elsimar Coutinho foi antes de tudo um homem inquieto, dedicado ao seu trabalho como médico e pesquisador, levando o nome da Bahia para todo o mundo. Para os pacientes, é a perda de um profissional brilhante e, para família e amigos, a dor da partida de um de um ente querido. Que Deus os conforte nesse momento tão triste para todos nós. Siga em paz, dr. Elsimar!”, disse Rui.
“A Bahia e Brasil perdem um patrimônio, uma inteligência rara, com essa triste partida do professor Elsimar Coutinho, cuja contribuição para a medicina e para a ciência é reconhecida em todo o planeta. Perdemos um dos grandes nomes da nossa história, uma pessoa que não tinha nenhuma vaidade e que veio ao mundo para servir. Sua dedicação à humanidade o fez publicar centenas de trabalhos científicos em revistas reconhecidas pela comunidade médica internacional", disse ACM Neto.
Elsimar Coutinho estava internado em São Paulo. Em 20 de julho, ele foi internado no Hospital Aliança, em Salvador, após apresentar caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave, decorrente da Covid-19. Quase 10 dias depois, ele foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.



