Acordo comercial do Brexit tem "forte possibilidade" de não sair, diz primeiro-ministro do Reino Unido
País deixará o bloco em 31 de dezembro

Foto: Reprodução/Olhar Digital
Há uma "forte possibilidade" do Reino Unido não conseguir fechar um acordo comercial com a União Europeia que suceda o Brexit (saída do bloco), afirmou nesta quinta-feira (10) o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson. Falando pela primeira vez desde uma reunião decisiva em Bruxelas, Johnson disse que "agora é a hora" de as empresas e pessoas se prepararem para um desfecho sem acordo.
Após semanas de intensas conversas entre os dois lados não conseguiram superar obstáculos em áreas-chave, incluindo regras relativas à concorrência e à pesca. O tempo está se esgotando, já que em 31 de dezembro o Reino Unido deixa de seguir as regras comerciais da União Europeia. Johnson encontrou-se com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na quarta-feira (9), mas a dupla não conseguiu um acordo.
Apesar da manifestação de desânimo com o desenrolar das negociações, as conversas continuam. "No momento, tenho que dizer com toda a franqueza, o tratado ainda não foi alcançado e essa foi a opinião dominante de nosso gabinete", declarou o primeiro-ministro.