Advogado é investigado por suspeita de falsificar documento para soltar líder criminoso
Polícia Civil realizou Operação Fake Freedom

Foto: Ascom PCBA
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quinta-feira (11), a Operação Fake Freedom para apurar a utilização de uma decisão judicial falsificada que simulava um documento do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O material fraudulento foi apresentado com o objetivo de tentar garantir a soltura de Averaldo Ferreira da Silva Filho, conhecido como Averaldinho, apontado como líder de uma organização criminosa que atua nos bairros do Calabar e Alto das Pombas, em Salvador.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados ao advogado do criminoso. No local, que funcionava como escritório, os policiais apreenderam três notebooks, duas máquinas de cartão, dois pen drives e documentos. A Justiça também determinou a suspensão do exercício profissional do investigado.
A investigação começou após a apresentação do documento irregular. Segundo a delegada Lara Candice, titular da Dececap, “no dia 22 de julho deste ano a Secretaria do Juízo certificou a inexistência da decisão no âmbito do STJ, indicando indícios de falsificação do documento”.
O caso segue sob apuração do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco).