Ainda sem calendário, saques do FGTS começam na próxima segunda-feira (15)
Ministério da Economia ressaltou que a responsabilidade é da Caixa Econômica Federal

Foto: Reprodução
Para diminuir os impactos econômicos provocados pelo novo coronavírus, o Ministério da Economia liberou na próxima segunda-feira (15), o saque-emergencial de até R$ 1.045 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Mas, o problema é que, ainda não há informações sobre o calendário e como a retirada do valor será realizada.
A equipe econômica estima que cerca de R$ 36,2 milhões sejam liberados a aproximadamente 60,8 milhões de trabalhadores. A MP 946/2020 é responsável pela autorização dos saques do FGTS, e o dinheiro estará disponível de 15 de junho a 31 de dezembro este ano, conforme cronograma de atendimento que serão estabelecidos pela Caixa Econômica Federal.
A data da retira se aproxima, mas a agência ainda não informou quais trabalhadores recebem o valor na segunda-feira, ou explicou como as pessoas podem acessar suas novas contas digitais, já que quase 20 milhões de brasileiros que têm direito ao saque do FGTS não possui conta em banco nenhum.
Ao ser questionado sobre o cronograma, o Ministério da Economia reforçou que é de responsabilidade da Caixa, que admitiu que esse “calendário ainda está em definição”. O banco afirmou que “não há data confirmada para divulgação ou mais informações sobre sua operacionalização”.