AirPods do futuro podem identificar usuário pelo formato da orelha
Solicitação de patente feito pela Apple também deve caracterizar usuário pelo jeito de andar

Foto: Reprodução
A Apple fez uma solicitação de patente de um fone de ouvido que identifica o usuário pelo formato do canal auditivo. De acordo com a empresa, também será possível que os AirPods do futuro consigam caracterizar usuário pelo seu jeito de andar, além da inclusão de biometrias já consagradas, como o Face ID e o Touch ID.
Na última sexta-feira (21), o pedido foi protocolado no US Patent & Trademark Office, escritório oficial de patentes do governo americano. Ainda não há data de previsão para lançamento da tecnologia, que corre o risco de nunca sair do papel.
Segundo a empresa, o sistema de biometria pelo formato da orelha utilizaria sinais ultrassônicos para mapear o relevo do canal auditivo, como uma espécie de sonar.
"Várias características do ouvido do usuário fornecem um eco do sinal ultrassônico que é exclusivo ao usuário. Variações na superfície do canal auditivo do usuário podem fazer com que o sinal ultrassônico seja refletido na superfície e gere um eco com uma assinatura que está associado ao usuário", explica o pedido de patente.
No caso da identificação biométrica por meio da caminhada, a Apple pretende usar o sensor de movimento do iPhone ou do Apple Watch para armazenar informações como ritmo de caminhada, passada etc. Esses dados seriam comparados com uma marcha de referência, que identificaria o dono dos fones.