Alarmismo e revanchismo

[Alarmismo e revanchismo]

FOTO: Nasa/Reprodução

As queimadas e o desmatamento na Amazônia são assuntos sérios. Questões passíveis de uma urgente intervenção de governos federais e estaduais para entender os gargalos na fiscalização e identificar demais problemas que afetam drasticamente o meio ambiente, ainda mais o de uma floresta de vital importância para o mundo.

Mas é inegável que, hoje, diante de cortes do governo Bolsonaro no Fundo Amazônia, Organizações Não Governamentais (ONGs) que tiveram repasses cortados com esta medida, possam fazer uso político desta agenda ambiental.

O alarmismo em proporções gigantescas nos últimos dias, que repercutiu internacional e coloca em risco a integridade do Brasil, no sério combate a crimes ambientais e a salvaguarda da Amazônia, é suspeito.

As críticas e insurgências aumentaram consideravelmente a um ponto que paira no ar se este movimento não está diretamente ligado à postura ambientalista do governo, de focar no real problema e enxugar a máquina pública – leiam-se cortes e mais cortes em repasses do dinheiro público a ONGs.

Em resposta imediata às vaias que recebeu ontem em evento da Semana do Clima em Salvador, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, à tarde, sobrevoou a Amazônia e pode constatar que este alarde é, de fato, exagerado. De acordo com Salles, a maior parte dos focos de incêndio é proposital, em áreas de concentração de lixo.

O ataque ao governo é sistemático em todos os setores, seja no Meio Ambiente ou na Educação. É um inimigo personalizado que será sempre demonizado, custe o que custar. A possível falta do dinheiro público pode ter criado um clima de revanchismo das ONGs contra o governo e essa não é a melhor maneira de se chamar atenção das pessoas ou opinião pública nacional e internacional quanto aos sérios problemas de incêndios criminosos na Amazônia.


Notícia Anterior
Fake internacional
Próxima Notícia
Incômoda indiferença

Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!