Alckmin diz que indústria pediu ao governo Lula negociação com EUA para adiar tarifa de 50%
Vice-presidente se reuniu com representantes do setor industrial nesta terça-feira (15)

Foto: Agência Brasil/Lula Marques
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta terça-feira (15) que empresários brasileiros pediram ao governo Lula que negocie com os Estados Unidos uma ampliação do prazo para a entrada em vigor da tarifa de 50% sobre produtos nacionais, prevista para começar em 1º de agosto.
"O que nós ouvimos aqui foi negociação, ou seja, um empenho para rever. Foi colocado que o prazo é exíguo. O prazo é curto. De que nós deveríamos trabalhar pela sua dilação", disse Alckmin após encontro com representantes do setor industrial.
•Alckmin assumirá coordenação de grupo empresarial para resposta à tarifa de Trump
•Lula assina decreto que regulamenta Lei de Reciprocidade após sobretaxa de Trump
Segundo o ministro, além da articulação do governo, ficou acordado que os industriais brasileiros também tentarão um diálogo direto com seus parceiros comerciais nos EUA.
“É uma relação importante, que repercute também nos produtos dos EUA. O setor produtivo vai conversar com seus congêneres americanos”, afirmou.
Alckmin também avaliou que, apesar dos impactos negativos, a tarifa pode abrir espaço para novas parcerias comerciais. “Pode ser uma oportunidade para avançarmos em novos acordos comerciais”, disse o ministro.
LEIA TAMBÉM:
•Veja quais são os estados brasileiros mais afetados por taxação de 50% dos EUA
• Entenda como tarifaço de 50% de Trump pode impactar nas exportações de carne do Brasil aos EUA