Alexandre de Moraes determina que Governo volte a divulgar dados acumulados da Covid-19

O ministro acatou uma ação feita pelos partidos Rede Sustentabilidade, PSOL e PCdoB

[Alexandre de Moraes determina que Governo volte a divulgar dados acumulados da Covid-19]

FOTO: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou na noite desta segunda-feira (8) que o Ministério da Saúde volte a divulgar os dados acumulados do coronavírus. "[Decido] determinar ao ministro da Saúde que mantenha, em sua integralidade, a divulgação diária dos dados epidemiológicos relativos à pandemia (Covid-19), inclusive no sítio do Ministério da Saúde e com os números acumulados de ocorrências, exatamente conforme realizado até o último dia 4 de junho", escreveu Moraes na decisão. O ministro tomou a decisão ao analisar uma ação apresentada pelos partidos Rede Sustentabilidade, PSOL e PCdoB.

Moraes ainda destacou a gravidade da pandemia para justificar a decisão, que considerou ser importante a manutenção da divulgação dos dados. "A gravidade da emergência causada pela pandemia do Covid-19 exige das autoridades brasileiras, em todos os níveis de governo, a efetivação concreta da proteção à saúde pública, com a adoção de todas as medidas possíveis para o apoio e manutenção das atividades do Sistema Único de Saúde", escreveu Moraes na decisão.

O ministro também citou a Constituição do país, que garante pleno acesso à informação para a sociedade. "A Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, consagrou expressamente o princípio da publicidade como um dos vetores imprescindíveis à Administração Pública, conferindo-lhe absoluta prioridade na gestão administrativa e garantindo pleno acesso às informações a toda a Sociedade", escreveu.

Desde da semana passada, o Ministério da Saúde passou a divulgar os dados referente, apenas, às últimas 24h, desconsiderando os casos registrados em outras dadas, porém, confirmadas no dia da divulgação do boletim.  A decisão do governo gerou críticas de entidades de diversos setores da sociedade no Brasil.

A Advocacia Geral da União (AGU) poderá prestar esclarecimentos no prazo de 48 horas, se achar necessário. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!