• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • AliExpress, Shoppee e outras plataformas são alvo de MP do Ministério da Economia

AliExpress, Shoppee e outras plataformas são alvo de MP do Ministério da Economia

Compras com valor inferior a US$ 50 feitas entre pessoas físicas poderão ser tributadas

Por Da Redação
Às

AliExpress, Shoppee e outras plataformas são alvo de MP do Ministério da Economia

Foto: Getty Images/Montagem

O Ministério da Economia prepara uma Medida Provisória (MP) que visam "fechar o cerco" contra atuação de plataformas digitais que vendem produtos importados no Brasil e viram sua participação no varejo digital disparar nos últimos meses. Entre elas estão Shopee e AliExpress, Mercado Livre, entre outras.

Os críticos a esse tipo de comércio, como como varejistas e industriais nacionais, se referem a estes negócios como “camelódromos digitais”.

A MP é fruto de uma articulação dos empresários deste ramo, liderada por Luciano Hang, dono da Havan e aliado histórico do presidente Jair Bolsonaro, e por Alexandre Ostrowiecki, presidente da Multilaser. A medida ganhou status de prioridade dentro da equipe econômica e da Receita Federal.

Uma das possibilidades em discussão no governo é cobrar tributos sobre a importação feita por pessoas físicas por meio dessas plataformas digitais independentemente do valor da compra. Atualmente, importações abaixo de US$ 50 são isentas quando a negociação é entre pessoas físicas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.