• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Alimentos ricos em ferro, magnésio e cálcio aliviam sintomas da fadiga menstrual, diz especialista

Alimentos ricos em ferro, magnésio e cálcio aliviam sintomas da fadiga menstrual, diz especialista

A condição surge devido à diminuição dos níveis de estrogênio no organismo

Por Da Redação
Ás

Alimentos ricos em ferro, magnésio e cálcio aliviam sintomas da fadiga menstrual, diz especialista

Foto: Gpointsudio/Freepik

Variações de humor, inchaço e cólicas são alguns dos sintomas da menstruação, que ainda pode estar acompanhada de uma sensação de cansaço extremo, um desânimo que interfere nas atividades habituais das mulheres. Essa condição é conhecida como fadiga menstrual e surge devido à diminuição dos níveis de estrogênio no organismo. A queda desse hormônio impacta diretamente na produção de serotonina, afetando a disposição e o bem-estar.

O ginecologista Patrick Bellelis, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, esclarece que a fadiga menstrual é um sintoma comum que desaparece à medida que os níveis hormonais se restabelecem. No entanto, ele destaca que é possível mitigar o desconforto com algumas adaptações no estilo de vida, especialmente na alimentação.

"O corpo costuma reagir à maneira como o tratamos. Se não fornecemos as vitaminas necessárias e não proporcionamos o devido descanso, ele se manifesta. Uma alimentação rica em nutrientes é recomendada para qualquer pessoa durante todo o mês, mas para as mulheres é ainda mais crucial, especialmente durante a menstruação", ressalta o médico em entrevista ao Metrópoles.

Bellelis sugere que as mulheres aumentem a ingestão de alimentos anti-inflamatórios, ricos em ferro, proteínas, ômega-3, magnésio e cálcio para prevenir a fadiga menstrual. "O sangramento excessivo pode levar à anemia, e esse é mais um motivo para reforçar a ingestão de ferro", destaca o especialista. Entre os alimentos ricos em ferro estão as carnes em geral, ovos, feijão e vegetais verde escuros.

Além disso, o médico enfatiza a importância do descanso. "Não conseguir repousar pode contribuir para a fadiga menstrual e aumentar o risco de doenças cardíacas. Embora a dor e as alterações de humor devido aos hormônios possam prejudicar o horário de sono, é crucial tentar descansar sempre que possível", recomenda.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.