Alta do diesel deve provocar reajuste em tarifas de transporte público no Brasil

Segundo a NTU, o aumento de 8,1% pode provocar um reajuste da tarifa média do ônibus urbano de 2,2%

[Alta do diesel deve provocar reajuste em tarifas de transporte público no Brasil]

FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Após o anuncio da Petrobras do novo preço do óleo diesel vendido nas refinarias, valido a partir da quarta-feira (12), o custo do transporte público pode ser diretamente impactado e o preço médio da passagem de ônibus pode ser elevado em 2,2%, segundo cálculo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

O combustível representa 26,6% do custo das empresas operadoras do transporte público, ficando atrás apenas da mão de obra na elaboração do custo da tarifa. 

Segundo a entidade, a maioria dos contratos de concessão prevê que as revisões tarifárias sejam realizadas no primeiro trimestre do ano; 40 cidades brasileiras já realizaram reajustes em suas tarifas e dezenas estudam os novos valores a serem aplicados.

Assim, caso o custo do reajuste do diesel dos últimos 12 meses seja computado, o impacto sobre o valor médio da tarifa pode chegar a 18,8%.

"As empresas não sabem mais como lidar com esses aumentos recorrentes do óleo diesel, que inevitavelmente terão que ser repassados para o custo das tarifas", esclarece Otávio Cunha, presidente-executivo da NTU. 

Em um ano, o diesel já acumula a absurda alta de 70,8% no preço, com a soma do reajuste de 8,1% anunciado pela Petrobras em vigor desde ontem (12).


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[INSS facilita perícia para menor de 16 anos receber benefício assistencial]

O beneficiário terá que comprovar renda familiar por pessoa de até um quarto do salário mínimo

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!