Alunos podem perder mais da metade na aprendizagem em matemática após fechamento das escolas, diz estudo
Pesquisadores usaram como referência a perda de aprendizagem durante as férias

Foto: Reprodução/ G1
Um estudo americano concluiu que estudantes da educação básica poderão ter uma perda de aprendizagem entre 50% e 63% em matemática e entre 32% e 37% em leitura, após três meses de fechamento das escolas, medida usada para conter o avanço da pandemia. O resultado foi publicado na revista científica "Educational Researcher", da American Educational Research Association.
A pesquisa utilizou como referência para os estudos, a perda de aprendizagem durante as férias do meio do ano nos Estados Unidos para simular os cenários.
"Consideramos [para a pesquisa] que a maioria dos alunos nos Estados Unidos teve 6 meses e meio de escola 'regular' durante o ano letivo de 2019-20 e três meses de escolas fisicamente fechadas, com algum grau de instrução remota sendo fornecida", afirma a coautora do estudo Megan Kuhfeld, pesquisadora sênior da NWEA.
“As desigualdades que existiam em nosso sistema educacional antes da Covid estão piorando, ao mesmo tempo que os distritos escolares enfrentam uma enorme escassez de orçamento”, acrescentou ao dizer que "Precisamos de investimentos adicionais do governo federal para evitar cortes iminentes no orçamento das escolas", afirma a pesquisadora.
No Brasil, as aulas da rede de ensino estão suspensas desde março e desde então, o retorno de estudantes e professores às escolas tem sido analisado de acordo com a realidade de cada região.
E uma das alternativas para tentar minimizar a perda de aprendizagem dos alunos brasileiros, será unir os anos letivos de 2020 e 2021. A alternativa foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), e ainda precisa ser homologada pelo Ministério da Educação (MEC).