América Latina e o catolicismo

Confira o editorial desta quarta-feira (4)

[América Latina e o catolicismo ]

FOTO: Erick Tedesco

A Igreja Católica, tradicionalmente – há séculos – foi predominante entre os latino-americanos, praticamente desde 1492 (ano do Descobrimento das Américas por Cristóvão Colombo) influenciando em aspectos culturais, sociais e até mesmo políticos nesta porção continental.

No entanto, uma recente pesquisa divulgada no final de abril pelo site Axis mostram números que apontam o catolicismo perdendo forças nas Américas para outras religiões e credos.

O percentual daqueles que se consideram católicos diminuiu nesses países. Nos últimos 10 anos, o número de pessoas que não se identificam com nenhuma religião cresceu 6% na América Latina.

Segundo a pesquisa, que analisa dados de 2010 a 2020, No México, por exemplo, um país super católico, eram 83% da população e, ao menos no índice há dois anos, diminuiu para 74%. Em uma década, o Brasil passou de 66% para 55%.

Em alguns países a queda foi mais brusca. Na Argentina, o percentual passou de 76% para 49% em apenas 10 anos. 

Além disso, as religiões evangélicas ganharam força. No Brasil, por exemplo, o percentual de evangélicos passou de 3% em 2000 para 22% em 2020.

Ao que parece, instituições religiosas, de alguma forma, são contestadas pelos latino-americanos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!