Dia Mundial de Higienização as Mãos

Confira o editorial desta quinta-feira (5)

[Dia Mundial de Higienização as Mãos]

FOTO: Pixabay

Na pandemia da Covid-19, a humanidade a duras penas percebeu – para alguns, foi inclusive uma descoberta – que lavar as mãos de forma eficiente e seguindo algumas diretrizes podia prevenir a doença pelo vírus e outras enfermidades. 

A técnica em questão, de lavar corretamente as mãos, foi descoberta no século 19 pelo médico húngaro Ignaz Semmelweis, mas demorou para ser disseminada mundo afora. Hoje é prova irrefutável de que se as mãos estão higienizadas, o risco de contaminação diminui - drasticamente.

No auge da pandemia da covid-19, entre os anos de 2019 e 2021, nunca se falou tanto sobre a importância de manter as mãos higienizadas e limpas, já que o novo coronavírus é transmitido por gotículas e salivas se que ‘prendem’ à pele e, se levadas à boca ou aos olhos, às mãos são veículos diretos para levar o vírus ao organismo.

Neste dia 5 de maio, dia Mundial de Higienização as Mãos, reforça-se a importância de manter as mãos limpas. 

As mãos são as principais vias de transmissão de germes e microrganismos em geral e, caso não estejam devidamente limpas, ações simples como coçar os olhos, o nariz, falar ao telefone, pegar no dinheiro e utilizar o transporte público podem causar uma série de doenças como resfriado, gripe, conjuntivite e diarreia, entre outras doenças, inclusive – ainda – a Covid-19.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) revelam que com o simples ato de higienizar as mãos é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções e doenças. A prática e, muitas vezes a insistência em mostrar a importância de higienizar as mãos, é uma de nossas ações diárias dentro de um ambiente hospitalar.

Além disso, um estudo do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) mostrou que 41% das mortes de recém-nascidos podem ser evitadas pelo simples ato de higienizar as mãos, jogando literalmente água abaixo a infecção trazida por vírus e bactérias.

No Brasil, de acordo com dados da Anvisa, cerca de 25% das infecções registradas são causadas por microrganismos multirresistentes —aqueles que se tornam imunes à ação dos antibióticos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Homem é preso por suspeita de entrar com bomba na embaixada do Irã em Paris ]

Aconteceu no mesmo dia em que Israel fez ataques ao Irã, mas não há informações se há alguma relação

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!