Amor é a solução

Por Editorial
Às

Amor é a solução

Foto: Reprodução

Natal é tempo de fraternidade, esperança e paz, tudo interiorizado e compartilhado com amor. Universal e milenar, o espectro natalino independente de religião, e pode – e deve – atingir qualquer indivíduo. Apesar de ganhar contornos mais significativos dentro da fé cristã, nunca se trata de imposição, intolerância e transgressão. Aceitar que o mundo é também povoado por cidadãos tementes a outras crenças, também por outros que preferem seguir à diante sem nenhuma, é essencial e urgente à harmonia da vida em comunhão. 

Por isso que é condenável o ataque à sede da Porta dos Fundos, no Rio de Janeiro, na véspera de Natal, que resultou em danos físicos na recepção e no quintal – sem feridos. 

Neste episódio isolado, supostamente executado por três pessoas ainda não identificadas, o ódio foi a propulsor de uma intolerante resposta ao recente filme produzido pelo grupo humorístico com uma visão diferente, mundana e descontraída de personagens e passagens bíblicas.

É verdade que ‘A Primeira Tentação de Cristo’, lançado em uma plataforma de streaming há cerca de três semanas, é provocativo em demasia, com elementos indiscutivelmente ‘ultrajantes’ para quem segue os ensinamentos cristãos a ferro e fogo. No entanto, e aqui fica o alerta para o spoiler, o filme mantém a mensagem original intacta: Jesus Cristo vence a tentação de Lúcifer e aceita propagar os ensinamentos de Deus ao mundo. 

Apedrejar o diferente, que neste caso foi atacar com coquetel molotov, rebaixa o homem de fé, expõe a falta de virtudes tão fundamentais, como amor ao próximo e ter a mente pura. O ataque com bombas aproxima os supostos infratores à vingança, à ira e, por certo, ao desejo de morte daquele que, nada cristão, é apontado como um oponente. 

Críticas pacíficas à produção sarcástica do Porta dos Fundos são aceitáveis, colocar os produtores e atores como inimigos públicos não. A liberdade de expressão, aliás, ainda não é pecado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.