André Mendonça rejeita pedido de suspensão de tramitação da PEC dos Benefícios

Tramitação não desrespeita processo legislativo, argumenta ministro do STF

Por Da Redação
Ás

André Mendonça rejeita pedido de suspensão de tramitação da PEC dos Benefícios

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu indeferir uma ação que pedia a suspensão da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição dos Benefícios, na Câmara dos Deputados.

Sorteado como relator do pedido do deputado Nereu Crispim (PSD-RS), o ministro negou a solicitação sob argumentação de que não houve desrespeito ao processo legislativo e que a ação não vislumbra “periculum in mora, uma vez que a aprovação da PEC pela Câmara dos Deputados não impede sua posterior anulação”. 

Segundo Mendonça, a decisão “milita em favor da deferência e do respeito ao princípio da separação dos Poderes”. Além disso, o ministro solicitou que as autoridades citadas no processo deem esclarecimentos à Advocacia-Geral da União (AGU).

A PEC prevê um pacote de benefícios calculados em R$ 41,25 bilhões para redução do impacto dos preços dos combustíveis em ano eleitoral, a partir da ampliação de auxílios como o Auxílio Brasil e o Vale-Gás, além da criação de benefícios sociais para motoristas e caminhoneiros.

A oposição, que se posiciona contra a medida, aponta o fato dela ter sido proposta somente há três meses do primeiro turno da eleição, por meio da criação de um estado de emergência, já que a legislação impede que seja feita a criação de benefícios em ano eleitoral.

O coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas pede que a PEC seja suspensa, em razão de uma suposta violação "do devido processo legislativo e o poder constitucional, com ofensa a cláusulas pétreas”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário