Ano de pandemia teve ao menos 420 estudos por dia sobre Covid
Levantamentos apontam entre 100 e 200 mil pesquisas realizadas

Foto: Reprodução/ Pixabay
Não há como contabilizar todos os estudos sobre a Covid-19 publicados em 2020, mas os números gerais mostram o caminho percorrido por diversos cientistas no combate da pandemia. O banco de dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) reuniu, até 20 de dezembro, 148.919 artigos, de todo o mundo sobre a doença. Porém, nem todos são estudos publicados em revistas científicas (cerca de 14 mil) aparecem como versão prévia (pré-prints).
Se esse número for distribuído ao longo deste ano, o total significa uma média de quase 420 artigos divulgados diariamente.
A base de dados Dimensions, de uma empresa sediada em Londres, os números são ainda maiores. Até a mesma data, foram registrados 239.192 artigos sobre o tema, feitos por 18,5 mil organizações em 194 países. Do total, cerca de 15% são prévias, quando ainda não foram revisadas por outros cientistas. As universidades que aparecem com mais publicações são Harvard, Oxford e a Universidade de Toronto, no Canadá.
Já um terceiro levantamento, da empresa americana Primer, aponta, até a mesma data dos anteriores, 92,5 mil pesquisas relacionadas à Covid-19. Entre os temas mais debatidos, estão o cuidado com pacientes, mortalidade e fatores de risco; e vacinas e tratamento.